ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Na volta às aulas após férias de julho, professores decidem manter greve

Paralisação começou em junho, mas é apenas parcial e a maioria de escolas e centros de educação infantil funciona normalmente

Helio de Freitas, de Dourados | 28/07/2016 11:47
Educadores de Dourados durante assembleia hoje de manhã (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)
Educadores de Dourados durante assembleia hoje de manhã (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)

Mesmo com adesão parcial, professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, decidiram hoje (28) manter a greve iniciada no dia 23 de junho.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). A assessoria da entidade não informou quantos professores estavam presentes.

Os 28 mil alunos do município voltaram às aulas nesta quinta-feira após duas semanas de férias e em pelo menos 20 escolas as aulas estão prejudicadas pela paralisação.

Nas demais escolas, assim como nos centros de educação infantil, as atividades continuam, já que apenas alguns professores e servidores administrativos entraram em greve.

Comunicado em rádio – O sindicato divulga comunicado em emissoras de rádio da cidade pedindo para os pais não levarem os filhos para a escola, mas na maioria dos locais o movimento de estudantes foi grande hoje.

De acordo com informações dos educadores, na maioria das escolas é paralisação parcial desde o início da greve. Na Escola Aurora Pedroso de Camargo, no Parque Alvorada, todos os professores aderiram à paralisação e hoje não teve aula.

Por outro lado, as três escolas indígenas que estavam sem aula antes das férias voltaram a funcionar normalmente nesta quinta-feira, já que os educadores retornaram ao trabalho.

Em algumas escolas só os servidores administrativos fazem greve. Em outras, só os professores. Existe caso de escola com dois professores em greve e os demais trabalhando.

Piso e reajuste – Os servidores em greve cobram a implantação do piso nacional do magistério para 20 horas semanais e reajuste para os administrativos, que estão há dois anos sem aumento. Alegam que existe um compromisso firmado durante a paralisação feita em 2014 que não está sendo cumprido.

A prefeitura suspendeu as negociações e diz que só retoma a conversa com os educadores após o fim da greve. O município diz não ter dinheiro em caixa para atender as reivindicações agora e só poderá começar a cumprir os compromissos com a categoria em outubro deste ano.

Em maio deste ano os professores de Dourados tiveram 11,36% de reajuste salarial. Entretanto, todos os servidores administrativos e contratados estão sem reposição salarial desde 2014.

Nos siga no Google Notícias