A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

15/03/2011 10:32

Negado pedido para vetar trem no centro de Miranda por causa de buzina

Marta Ferreira

Foi negado ontem, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, pedido feito pelo MPE (Ministério Público Estadual) para que fosse vetada a passagem de locomotivas pela área central de Miranda no período das 22h às 6h. A solicitação foi feita alegando que as buzinas da máquina provocam poluição sonora e interferem no bem-estar das pessoas que residem no município.

O pedido era para que fosse imposta à empresa ferrovirária responsável pelo trecho multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pela redução da intensidade do sinal sonoro das buzinas das locomotivas para 85 decibéis, pedido atendido para se adequar às normas já vigentes. Os demais pedidos foram negados.

O relator do processo, des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, que acatou somente parte do que foi solicitado, argumentou que pedido do Ministério Público não tem legitimidade, pois a responsabilidade em fiscalizar as regras internacionais de segurança em transporte ferroviário é da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Além disso, na visão desembargador, o desconforto pessoal não pode se sobrepor ao interesse público nacional, determinado ainda, por normas internacionais de segurança em transportes ferroviários.

O entendimento é de que o sinal sonoro, equipamento de segurança obrigatório, é o único instrumento de comunicação no trânsito para chamar a atenção e evitar acidentes.

Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions