ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Nioaque comemora 122 anos de emancipação política nesta quarta-feira

Luciana Brazil | 18/07/2012 08:02
Entrada da cidade, vindo da cidade de Sidrolândia. (Foto:Divulgação)
Entrada da cidade, vindo da cidade de Sidrolândia. (Foto:Divulgação)

O município de Nioaque, a 179 km de Campo Grande, comemora hoje 122 anos de sua emancipação política. A data representa a vitória de um povo que hoje, segundo a prefeita Ilca Corral Mendes Domingos (PMDB), vive o ostracismo da história.

“A cidade poderia ser muito mais. A nossa história foi sumindo com o tempo, mas já fomos uma cidade muito importante. Temos uma grande história e participamos da Guerra do Paraguai”, ressaltou.

A cidade poderia apresentar maior desenvolvimento, mas a história acabou engolindo a dinâmica da cidade, como afirmou a prefeita.

Durante a colonização do Brasil, a região foi explorada por espanhóis vindos do Paraguai.

Hoje, com pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade agrega 10 assentamentos e quatro aldeias indígenas. Porém, faltam ainda usinas e indústrias, que segundo Ilca, não chegam ao município devido à localização da cidade.

O comércio está fortalecido e a aposta do poder público é no aquecimento da economia, e segundo a prefeita, os assentamentos são os maiores responsáveis por esse processo. A agricultura é familiar e o turismo voltado para a área rural.

O aniversário da cidade é comemorado no dia 8 de abril, que celebrou recentemente 163 anos.

Nos siga no Google Notícias