A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

18/07/2014 14:13

Nioaque comemora 124 anos com 2º Festival Retirada da Laguna

Caroline Maldonado
Cidade comemora aniversário com shows e festival (Foto: Nioaque Online)Cidade comemora aniversário com shows e festival (Foto: Nioaque Online)

Em comemoração aos 124 anos de emancipação, o município de Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande, realiza o “2º Festival Retirada da Laguna” com exposições e shows, na Praça dos Heróis, neste final de semana.

Veja Mais
Clima é tranquilo em escola que será aplicado Enem para 488 alunos
Menino estuprado por dois adolescentes deve ter alta neste sábado

A abertura do evento será hoje (18), às 19h, com barracas de gastronomia e artesanato, além de baile popular. Haverá parque inflável para diverção das crianças. Amanhã, às 9h, haverá a encenação teatral da Guerra do Paraguai a céu aberto, na Praça dos Heróis. As comemorações serão encerradas com a 10ª Marcha Cívico Cultural.

História – Com população estimada em 14.391 pessoas, Nioaque é uma das mais antigas cidades de MS e tem a economia baeada na agricultura, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano de 1847 o sertanista Joaquim Francisco Lopes fez expedição com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná.

Após viagem longa, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos Rios Nioaque e Urumbeva. Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque e foi levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, desmembrado portanto do município de Miranda.

A cidade sofreu duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai. Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, lembram a história da cidade e do país.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions