A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

18/07/2014 14:13

Nioaque comemora 124 anos com 2º Festival Retirada da Laguna

Caroline Maldonado
Cidade comemora aniversário com shows e festival (Foto: Nioaque Online)Cidade comemora aniversário com shows e festival (Foto: Nioaque Online)

Em comemoração aos 124 anos de emancipação, o município de Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande, realiza o “2º Festival Retirada da Laguna” com exposições e shows, na Praça dos Heróis, neste final de semana.

A abertura do evento será hoje (18), às 19h, com barracas de gastronomia e artesanato, além de baile popular. Haverá parque inflável para diverção das crianças. Amanhã, às 9h, haverá a encenação teatral da Guerra do Paraguai a céu aberto, na Praça dos Heróis. As comemorações serão encerradas com a 10ª Marcha Cívico Cultural.

História – Com população estimada em 14.391 pessoas, Nioaque é uma das mais antigas cidades de MS e tem a economia baeada na agricultura, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ano de 1847 o sertanista Joaquim Francisco Lopes fez expedição com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná.

Após viagem longa, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos Rios Nioaque e Urumbeva. Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque e foi levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, desmembrado portanto do município de Miranda.

A cidade sofreu duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai. Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, lembram a história da cidade e do país.

Apuração no HR conclui que não houve 'falha ética' em mortes no local
Uma investigação interna realizada pela direção do HR (Hospital Regional) de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande para apurar a mo...
Carreta da Justiça oferecerá serviços a partir do próximo dia 13
Carreta da Justiça, programa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que oferece serviços do judiciário de forma gratuita, chegará ao mun...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions