ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Nível do rio Aquidauana baixa, mas Defesa Civil mantém alerta

Marta Ferreira | 21/02/2011 14:59
Nível do rio baixou 75 centímetros desde quinta-feira passada.
Nível do rio baixou 75 centímetros desde quinta-feira passada.

O nível do rio Aquidauana baixou, mas a Defesa Civil mantém o alerta na cidade que leva o mesmo nome. Hoje cedo, a régua marcava 6,40 metros, no ponto de aferição da ponte velha, marca que representa redução de 74 centímetros em relação ao nível máximo, verificado na quinta-feira (17), que chegou a 7,14 metros.

A Defesa Civil municipal e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informaram que continuam o monitoramento e mantêm o alerta para eventual necessidade de remoção de famílias ribeirinhas Conforme o coordenador municipal, major do Corpo de Bombeiros Claudiney da Silva Quintana, não houve chuva forte no fim de semana, o que contribuiu para o níveo do rio baixar.

“Está fazendo calor de mais ou menos 35 graus, e no fim de semana só caiu garoa, nada suficiente para fazer o rio subir”.

O oficial disse que a situação de alerta é mantida porque qualquer chuva mais forte pode trazer de volta a curva de elevação. “Nós podemos ter uma pancada de chuva a qualquer momento, e, como o rio está trabalhando no seu limite, pode haver risco. Na outra semana, depois de dois dias de chuva o nível subiu”, esclarece o major. A defesa civil trabalha tendo em conta que com 7,5 metros o rio extrapola o leito e causa transbordamento.

Cerca de 35 famílias moram na região do bairro Guanandy e região do Pirizal, às margens do rio Aquidauana. Destas, 12 famílias correm maior risco por estarem mais próximas das margens. Caso o nível do rio aumente a ponto de causar ameaça, as famílias devem ser retiradas das casas para lugares mais seguros.

Três escolas já foram reservadas para receber possíveis desabrigados: O PET Urbano, o Rotary Club e a Escola Estadual Cândido Mariano foram os espaços reservados pela Defesa Civil para abrigar as vítimas.

Também estão mobilizados o Exército e a Prefeitura de Aquidauana que oferece apoio através da Gerência de Obras Públicas, Gerência de Assistência Social e de Saúde.

Nos siga no Google Notícias