ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

No aniversário de 103 anos, Ponta Porã tem entrega de obras e show

Principal cidade da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a quinta mais populosa do Estado, Ponta Porã tem 85.421 habitantes

Helio de Freitas, de Dourados | 18/07/2015 11:12
Principal símbolo de Ponta Porã, cuias de chimarrão e de tereré, na entrada da cidade, que completa 103 anos hoje (Foto: Divulgação)
Principal símbolo de Ponta Porã, cuias de chimarrão e de tereré, na entrada da cidade, que completa 103 anos hoje (Foto: Divulgação)

Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, principal cidade da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a quinta mais populosa do Estado, comemora neste sábado (18), 103 anos de emancipação. Para festejar a data, a prefeitura programou entrega e lançamento de obras e à noite tem o show “Saudações Pantaneiras”, encontro musical dos artistas sul-mato-grossenses Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro.

A programação de aniversário ocorre no Centro Internacional de Convenções. Nesta manhã, o prefeito Ludimar Novais (sem partido) fez um balanço dos dois anos e meio de administração e lançou novos projetos. Em seguida o prefeito inaugurou o quartel da Guarda Civil Municipal e depois foi para o bairro da Granja, onde entrega ainda nesta manhã o Centro de Educação Infantil Ancelmo Soares, na rua Batista de Azevedo.

“Saudações Pantaneiras” – O show de Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro começa às 20h, no Centro Internacional de Convenções. Considerado uma viagem por canções que ajudaram a construir o imaginário sobre o Pantanal, a apresentação terá Geraldo Espíndola cantando músicas-símbolo, como “Chalana”, Kananciuê e “Trem do Pantanal”, além de canções de sua própria autoria, como “Quyquyho” e “Cunhataiporã”.

O show tem Marcelo Loureiro tocando não só o seu conhecido violão “caliente”, mas a viola caipira de 10 cordas, o boliviano charango e a harpa paraguaia. O evento é tem apoio cultural da Quyquyho Produção, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Governo de Mato Grosso do Sul.

103 anos de história – De acordo com a Wikipédia, a origem de Ponta Porã começou com a formação de um povoado denominado inicialmente “Punta Porá”, surgido entre os campos de erva-mate. Atualmente a cidade tem o nome de “Princesinha dos Ervais”.

Antes da Guerra do Paraguai, a região era deserta, no interior do Paraguai, habitada apenas por tribos de Nhandevas e Caiuás. Em 1777, segundo informações divulgadas no Wikipédia, uma expedição militar chegou à região para explorar a terra.

O tenente Antônio João Ribeiro, herói da Guerra do Paraguai, chegou em 1862 e se fixou na cabeceira do rio Dourados, atualmente município de Antônio João. No local foi fundada a Colônia Militar dos Dourados, destruída pelo Exército paraguaio durante a Guerra da Tríplice Aliança. Antônio João foi morto no local.

Em 1872, com o fim da guerra, região de Ponta Porã passou a ser possessão territorial brasileira e em 1897 é criado o primeiro destacamento policial. Três anos depois o povoado se tornou distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. O primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira, tomou posse no ano seguinte.

Fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; cidade sul-mato-grossense comemora 103 anos hoje (Foto: Divulgação)
Fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; cidade sul-mato-grossense comemora 103 anos hoje (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias