ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

No Facebook, Reinaldo diz que tem urgência em refazer ponte que caiu

Liana Feitosa | 12/01/2016 11:42
Ponte desmoronou no último dia 2, sem motivo aparente. (Foto: Rodrigo Arruda)
Ponte desmoronou no último dia 2, sem motivo aparente. (Foto: Rodrigo Arruda)

Até o final desta semana será formalizado o contrato para execução da orba de reconstrução e da perícia técnica que determinará as causas da queda da ponte de concreto da MS-382, em Guia Lopes da Laguna, 227 km ao sul de Campo Grande. A expectativa é que o procedimento acabe em 10 dias, a contar de ontem (11).

Inicialmente, foi estipulado que o resultado da auditoria sairia no dia 10, último domingo. No entanto, novo prazo foi estabelecido. A questão foi divulgada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em sua página no Facebook.

Entretanto, preocupa a elevação do nível do rio, que pode alterar a data e fazer o prazo ser estendido. O local do desabamento já está sendo vistoriado, mas as condições não são favoráveis devido ao aumento no volume do rio Rio Santo Antônio.

Procedimentos - Segundo a assessoria de imprensa da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), as ações se dividem em três passos. O primeiro é fazer a perícia técnica, que já está sendo executada. O segundo passo é a contratação da empresa projetista, ou seja, que elaborará o projeto de reconstrução da estrutura, em caráter de emergência.

"O terceiro procedimento é a finalização do laudo. Esse documento vai apontar se a falha foi no projeto, na execução ou se a ponte caiu por causas naturais", afirmou a secretaria.

Recursos - Caso tenha ocorrido falha no projeto ou na execução da obra, cabe indenização ao Estado porque a empresa responsável pela construção tem responsabilidade civil sobre a obra durante 5 anos.

Valores indenizatórios e de gastos com a reconstrução só poderão ser contabilizados após divulgação do resultado do laudo da perícia técnica, que será usado como base de cálculo.

A estrutura ligava Guia Lopes da Laguna à cidade vizinha Antônio João e caiu no dia 2 de janeiro sem motivo aparente. Ela atendia dois assentamentos, o Rio Feio, com 72 famílias, e o Retirada da Laguna, com 94 famílias.

Nos siga no Google Notícias