ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

No primeiro dia de consulta, Caravana da Saúde realizou 500 atendimentos

Mariana Rodrigues | 29/04/2015 16:27
A Caravana tem como objetivo reduzir o número da fila de procedimentos para pacientes. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)
A Caravana tem como objetivo reduzir o número da fila de procedimentos para pacientes. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)

Cerca de 500 pessoas compareceram no início da manhã para as primeiras consultas oftalmológicas da Caravana da Saúde. Os pacientes que realizam a consulta já saem com o encaminhamento para a realização das cirurgias programadas para começarem na quinta-feira (30), em Ponta Porã.

Nesta edição que começou hoje (29), a Caravana tem como objetivo reduzir o número da fila de procedimentos para pacientes dos municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru, que compõe a microrregião.

Para a diarista e moradora em Ponta Porã, Conceição da Silva Duarte, 49 anos, a confirmação de sua cirurgia representa um alivio após dois anos aguardando na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). “Estive por dois anos aguardando vaga para fazer uma cirurgia pelo SUS e a Caravana preparou tudo. É um grande presente, pois eu enfrentava muita dificuldade no trabalho e até mesmo em casa por causa da catarata. É a primeira vez que vejo um programa deste porte na cidade e voltado para a saúde da população”, destacou Conceição.

A costureira Augusta Escurra Acosta sofreu durante 20 anos com a visão fraca no olho direito. Ela resolveu buscar tratamento após tomar conhecimento dos trabalhos da Caravana da Saúde.“No começo eu percebi uma fraqueza no olho direito, não enxergava bem, mas deixava de lado e a visão voltava ao normal. Com o passar dos anos o problema foi aumentando e se tornando permanente. Soube da Caravana e já tive a minha cirurgia marcada. Para mim é uma alegria, principalmente por receber a garantia de voltar a enxergar e costurar como antes”, disse Augusta.

Margarida Medina Ávalo, 60 anos, moradora em Antônio João, disse que a distância foi um dos empecilhos para que ela não buscasse tratamento anteriormente. Moradora de Dourados, mas ficando maior parte do tempo em uma fazenda em Antônio João ela destaca que percebeu o problema na visão há seis meses.

“Há seis meses percebi que minha visão está fraca e tenho buscado atendimento. Soube da Caravana da Saúde através de uma agente e resolvi vir para ter um diagnóstico. Não foi necessária uma intervenção cirúrgica, mas os cuidados oferecidos pelas pessoas envolvidas nesse programa são de grande importância para o conforto do paciente. É algo que a população dos municípios ficará bem satisfeita”, destacou Margarida.

A ação segue até 17 de maio, para que as cirurgias, consultas e atendimentos possam ser feitos com mais tranquilidade e qualidade. São previstas 1,6 mil cirurgias em diversas especialidades, 4, 5 mil consultas oftalmológicas, mais de 230 cirurgias hospitalares e 2 mil (cirurgias) oftalmológicas, chegando a 30 mil ações, o que significa o triplo da 1° edição em Coxim.

Nos siga no Google Notícias