ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

No Sul de MS, ventos durante temporal da madrugada atingiram 91 km/h

Bruno Chaves | 18/07/2014 10:02
Em Corumbá, as rajadas de ventos foram de 70km/h, onde é impossível caminhar (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Em Corumbá, as rajadas de ventos foram de 70km/h, onde é impossível caminhar (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

A frente fria que chegou ao Mato Grosso do Sul no final da tarde ontem (17) afetou, principalmente, municípios da região Sul. Com a presença das chuvas, as temperaturas caíram e os ventos chegaram até os 91 quilômetros por hora em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande. Os dados são do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos).

“Ela [frente fria] vem sempre do Sul do continente e chega ao Estado pelas cidades de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã e outras. Essas são regiões onde sempre chove primeiro. Depois, a frente fria segue do Sudeste para o Nordeste”, explicou a meteorologista Cátia Braga.

Segundo a profissional do tempo, a região Sul é a que mais sofre com ventanias e ventos fortes. Em Ponta Porã, por exemplo, os ventos chegaram a 91 km/h, “velocidade caracterizada por vendaval e danos em edificações”. As chuvas somaram 27,8 milímetros desde ontem. “Esse é um vento muito forte, que pode destelhar casas e derrubar árvores”, completou. A menor temperatura na cidade foi registrada às 8h de hoje, 14,5ºC.

Em Porto Murtinho, cidade a 431 quilômetros da Capital, onde é comum o registro de problemas ocasionados pelas fortes chuvas, a frente não prejudicou. Hoje, a menor temperatura foi registrada às 8h. Os ventos chegaram aos 55 km/h entre às 19h e 20h de ontem. Já as chuvas atingiram os 38,2 mm.

Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, o nível do rio Paraguai subiu três centímetros, mas o fato não traz alerta para possíveis alagamentos, já que as águas vêm baixando de um a dois centímetros por dia, há 10 dias.

Outros municípios do Sul como Amambai, Ivinhema, Juti, Maracaju e Sete Quedas também ficaram em alerta por causa das chuvas e dos ventos da madrugada de hoje. Sete Quedas amanheceu gelada, com os termômetros marcando 13,3ºC às 8h desta sexta-feira (18). Por lá, os ventos atingiram 60 km/h, considerados fortíssimos, e a quantidade de chuva ficou em 40,4 mm.

Em Amambai, a temperatura atingiu 15,5ºC às 8h e os ventos ultrapassaram os 45 km/h, com chuvas de 27,8 mm. Na cidade de Ivinhema, as rajadas atingiram 60,84 km/h e a temperatura foi a 17,1ºC na madrugada. Ao todo, foram 24,4 mm de chuva. O tempo também mudou em Maracaju e Juti. Na primeira cidade os dados registrados foram 17,2ºC de temperatura, com ventos de 52,56 km/h a maia noite. Na segunda, os termômetros atingiram 16,9ºC às 8h e os ventos 48,9 km/h às 23h de ontem.

Nas regiões de Corumbá, Dourados e Três Lagoas, as rajadas de ventos foram além dos 40 km/h. Na Cidade Branca, conhecida por suas altas temperaturas, os termômetros ficaram nos 20º a meia noite de ontem. Os ventos foram de 70km/h, onde é impossível caminhar. Choveu 14 mm.

Dourados teve madrugada fria, com 16,9ºC às 3h. Choveu 15,4 mm e os ventos atingiram os 43 km/h. Em Três Lagoas, as rajadas passaram os 51,8 km/h. Os termômetros ficaram em 16,6ºC e as chuvas em 6,6 mm.

Nos siga no Google Notícias