ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Nove municípios de MS comemoram aniversário nesta sexta-feira

Renata Volpe Haddad | 13/05/2016 11:12
Um dos pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, Bodoquena completa 36 anos de emancipação nesta sexta-feira (13). (Foto: Edivaldo Souza)
Um dos pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, Bodoquena completa 36 anos de emancipação nesta sexta-feira (13). (Foto: Edivaldo Souza)

Nove municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta sexta-feira (13). São eles: Angélica, Aral Moreira, Bodoquena, Deodápolis, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru. Todos os municípios foram emancipados praticamente na mesma época.

Aral Moreira, distante 364 km de Campo Grande, completa 40 anos de emancipação política administrativa. O município está situado em uma região de fronteira seca com o Paraguai, é destaque em Mato Grosso do Sul pelo potencial de produção de grãos, tendo em vista que praticamente 80% de sua área territorial é destinado a agricultura.

Bodoquena, a 266 km da Capital, comemora 36 anos de emancipação e a prefeitura realiza celebrações para este fim de semana, com shows, bailes, culto, torneios e missa. Em tupi-guarani, o nome do município significa "nascente em cima da serra".

O município de Angélica, localizado a 263 km de Campo Grande, foi criado no dia 13 de maio de 1976, pela Lei Estadual nº 3691, desmembrando-se totalmente do Município de Dourados.

Segundo a prefeitura, dizem os desbravadores que em virtude dos préstimos e atenção que uma senhora de nome Angélica era atenciosa com os forasteiros que passavam às margens do rio Ivinhema, dando lhes comida e hospedagem. Sendo assim, o lugar ficou conhecido como Porto Angélica e mais tarde quando o vilarejo se tornou município, foi batizado com o nome devido a simpatia da senhora.

Deodápolis completa 40 anos com realização da 21ª Expoad. (Foto: Prefeitura de Deodápolis)
Deodápolis completa 40 anos com realização da 21ª Expoad. (Foto: Prefeitura de Deodápolis)

Em comemoração aos 40 anos de Deodápolis, distante 252 km de Campo Grande, a prefeitura realiza a 21ª Expoad com rodeio e shows gratuitos para a população. Deodápolis é conhecido como importante celeiro agrícola e na pecuária de Mato Grosso do Sul.

Eldorado também comemora 40 anos de emancipação e recebeu este nome por ser uma terra de grandes riquezas exploráveis. Com o passar dos anos Eldorado passou a Distrito, pertencente ao município de Iguatemi e foi emancipada em 13 de maio de 1976. Para comemorar, a prefeitura realiza eventos neste fim de semana.

Itaquiraí, completa 36 anos de emancipação após ser desmembrada de Iguatemi em 1980. Com pouco mais de 17 mil habitantes, a base da economia do município é o agronegócio, realizado e dependente essencialmente do espaço rural.

Mundo Novo também comemora 40 anos hoje e é considerado um dos municípios do Conesul que oferecem melhor qualidade de vida. (Foto: Sobrinho News)
Mundo Novo também comemora 40 anos hoje e é considerado um dos municípios do Conesul que oferecem melhor qualidade de vida. (Foto: Sobrinho News)

Mundo Novo comemora 40 anos nesta sexta-feira. Localizado no extremo Sul do Estado, o município faze divisa com o Paraná e com o Paraguai, através da cidade de Salto Del Guairá.

O município é considerado o que oferece melhor qualidade de vida, entre as cidades do Conesul de MS. Atualmente o município avança no sentido de estender seus serviços na área rural formada por 14 comunidades e área urbana dividida em 08 bairros, além da central.

Sete Quedas, a 471 km de Campo Grande, comemora 36 anos e a prefeitura realiza festividades no final de semana para comemorar a data. As principais fontes de renda são a pecuária bovina, soja e o cultivo da mandioca.

Tacuru também completa 36 anos e o nome do município é uma palavra em Guarani que significa cupim. O nome foi colocado pelos indígenas que habitavam a região. Existem duas histórias sobre esse nome, um é pelo fato de haver muitos cupins na cidade naquela época e outro seria por causa do cupim do boi, já que Tacuru era a Capital do Boi Gordo.

Nos siga no Google Notícias