ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Nove serão indiciados por acidente em curtume com 4 mortes

Nícholas Vasconcelos | 31/01/2013 17:59
Reação química matou 4 e feriu 28 em curtume de frigorífico. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Reação química matou 4 e feriu 28 em curtume de frigorífico. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Nove pessoas serão indiciadas pelo acidente que matou 4 funcionários e feriu outros 28 no curtume do frigorífico Marfrig, em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, em janeiro de 2012.

Segundo o delegado José Carlos Almussa, os envolvidos responderão por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, lesão corporal e poluição ambiental. O frigorífico também deve ser responsabilizado criminalmente pelos danos ambientais causados.

“Constatamos uma sequência de erros, desde a chegada do caminhão até a fase de descarregamento do produto transportado”, explicou o José Carlos.

As investigações apontaram que o veículo transportava a substância química coramin, que foi despejado em um tanque que continha cromo. O coramin é utilizado para retirar pelos de bovinos e a reação com o cromo produziu um gás tóxico, responsável pelas mortes e ferimentos.

Entre os indiciados estão o motorista do caminhão e funcionários do curtume que não perceberam que no tanque havia outra substância. “O procedimento passou por várias pessoas e entendo que houve falha de todos”, comentou o delegado.

Ficou comprovado que o frigorífico não oferecia treinamento para os funcionários e o engenheiro responsável pelas instalações não estava presente no momento do incidente.

A Polícia Civil deve concluir o inquérito nos próximos dias e encaminhar a denúncia ao MPE (Ministério Público Estadual). Já o Marfrig deve responder por crime ambiental.

Feridos na reação química não estão entre os indiciados.

Além do processo criminal, existe ainda o processo trabalhista onde o frigorífico é acusado pelo acidente. Para o MPT (Ministério Público do Trabalho), na unidade havia inúmeras irregularidades para saúde a segurança dos 108 funcionários.

Foram constatadas falhas na sinalização, orientação de procedimentos de utilização de produtos químicos, falta de plano de controle de incêndios e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Em agosto do ano passado, a procuradora do Trabalho, Ana Raquel Bueno de Moraes, ingressou na Justiça exigindo o pagamento de R$ 20 milhões em indenização.

Nos siga no Google Notícias