ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Obra emergêncial em ponte deve liberar tráfego até o Natal

Caroline Maldonado | 08/12/2014 11:29

A partir desta terça-feira (9), engenheiros que atuam na obra da ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, começam a trocar aparelhos que foram danificados com a colisão de um comboio de barcaças no dia 26 de agosto deste ano. Com a operação, os veículos que respeitam o sistema “pare e siga” terão que reduzir a velocidade e haverá interdições eventuais, com períodos de curta duração, segundo a Concessionária Porto Morrinho, que administra a ponte.

O objetivo é liberar a pista para tráfego normal até o Natal, segundo o diretor técnico da Porto Morrinho, Wolney Freire. “Com o macaqueamento da estrutura para a troca dos aparelhos, é colocado um calço embaixo, então os veículos podem continuar passando sobre a ponte, apenas precisam reduzir a velocidade”, explica.

De acordo com  Wolney, nesta semana a obra prevê elevar as vigas da superestrutura, com sistema de macacos hidráulicos. Com isso, o pilar que está deslocado por conta da batida vai voltar a posição normal e os aparelhos de apoio de neoprene danificados serão substituídos pelos novos.

Na semana seguinte, é possível que os aparelhos metálicos também sejam substituídos e então o tráfego possa voltar ao normal sobre a ponte, com a liberação para veículos de mais de seis eixos que, por enquanto, passam pelo local apenas com um compartimento por vez.

Acidente - A ponte foi atingida em agosto por um comboio de barcaças de um barco empurrador paraguaio e foi aberto um vão de cerca de 20 centímetros em um dos pilares. Em 2011, o empurrador Doña Carmen, também de bandeira paraguaia, que transportava 16 barcaças de farelo de soja bateu contra o pilar central da ponte. Com a colisão um vão de cerca de 20 centímetros abriu-se na estrutura da ponte e o tráfego de veículos foi interditado por questões de segurança. A cidade ficou isolada por quase seis horas.

Aparelhos de neoprene serão substituídos pelos novos nesta semana (Foto: Divulgação/Porto Morrinho)
Aparelhos de neoprene serão substituídos pelos novos nesta semana (Foto: Divulgação/Porto Morrinho)
Foto feita no dia do acidente mostra aparelhos de apoio da ponte danificados (Foto: Divulgação/Porto Morrinho)
Foto feita no dia do acidente mostra aparelhos de apoio da ponte danificados (Foto: Divulgação/Porto Morrinho)

Outra obra - No dia quatro de setembro, o Governo do Estado decretou situação de emergência, com o objetivo de conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte de acidentes futuros. A obra foi anunciada pela Seop (Seop (Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos).

Segundo a superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, está sendo elaborado o edital para contratação do serviço.De acordo com o Dnit, o edital é elaborado na modalidade RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada).

Nos siga no Google Notícias