ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Onda de calor faz temperatura chegar aos 40 graus

Helio de Freitas, de Dourados | 19/01/2015 16:17
Termômetro no centro de Dourados marca 40 graus na tarde desta segunda-feira (Foto: Eliel Oliveira)
Termômetro no centro de Dourados marca 40 graus na tarde desta segunda-feira (Foto: Eliel Oliveira)

O mês de janeiro está quente e seco na cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Nos 19 dias deste ano choveu menos de 10% do total previsto para o mês e os termômetros marcam temperaturas acima dos 35 graus, com sensação térmica chegando aos 40ºC.

De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, ontem foi um dos dias mais quentes de 2015 na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A temperatura máxima foi registrada às 15h – 36,1ºC. a sensação térmica neste mesmo horário foi de 39,4 graus.

Hoje o dia começou com temperatura amena e a cidade teve a menor temperatura do ano às 5h03 da madrugada – 19,5ºC. entretanto, o calor aumentou e a máxima até agora foi de 38,3 graus, registrada às 14h15. A umidade do ar também está baixa – 35% nesta tarde. No centro da cidade, os termômetros marcaram 40 graus por volta de 15h.

A falta de chuva neste início de ano também contribui para o aumento do calor. Conforme a estação da Embrapa, durante o mês de janeiro chove o equivalente a 160 milímetros, em média. Do dia 1º até agora o acumulado chega a 14,4 milímetros.

Conforme previsão dos principais institutos de meteorologia, a estiagem deve continuar nos próximos dias em Dourados. O Inpe/Cptec aponta 80% de probabilidade de pancadas de chuva apenas a partir de quarta-feira. Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem previsões semelhantes e aponta apenas a ocorrência de chuviscos até o fim de semana.

A falta de chuva neste início de ano também contribui para o aumento do calor (Foto: Eliel Oliveira)
A falta de chuva neste início de ano também contribui para o aumento do calor (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias