ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

ONG denúncia CCZ por matar animais sem nenhum critério, em Três Lagoas

Viviane Oliveira | 03/10/2012 18:59
De acordo com a denúncia protocola no dia 20 de setembro, além de cachorros vários gatos foram mortos na cidade. (Foto: divulgação)
De acordo com a denúncia protocola no dia 20 de setembro, além de cachorros vários gatos foram mortos na cidade. (Foto: divulgação)

A APA (Associação de Proteção de Animais) de Três Lagoas, cidade distante 338 quilômetros de Campo Grande, protocolou uma denúncia no MPF (Ministério Público Federal) contra o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A ONG acusa o órgão de praticar eutanásia com animais sem nenhum critério.

De acordo com a denúncia protocolada no dia 20 de setembro, além de cachorros vários gatos foram mortos na cidade. Ainda conforme o ofício, desde 2005 foram mortos mais de 300 animais por mês.

Em resposta, o coordenador do CCZ, Antônio Luiz Teixeira Empke, informou que em 2011 foram mortos por eutanásia 2.785 cães, 491 com exame positivo de leishmaniose, 2.005 com sintomas da doença e 289 animais com outras doenças.

A ONG denuncia ainda, que o CCZ estava matando uma grande quantidade de cães sem anestesia. "O número de compra de anestésicos é menor do que a quantidade de animais mortos no município", afirmou a associação.

Para fazer a denúncia, a APA se baseou na lei estadual nº 2990/2005 no artigo 32, que diz que a eutanásia deve ser feita por médico veterinário, com administração prévia de anestésico e por método indolor ao animal.

A ONG informou que todas as provas contra o órgão foram reunidas e encaminhadas para o MPF. A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com o CCZ de Três Lagoas, porém nenhuma das ligações foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias