ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Ônibus da Saúde vai atender moradores de Tacuru neste sábado

Nícholas Vasconcelos | 14/02/2013 19:24

O Ônibus da Saúde, da Cassems (Caixa de Assistência ao Servidor de Mato Grosso do Sul) e do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, vai atender neste sábado (16) os moradores de Tacuru, a 427 quilômetros de Campo Grande.

O veículo estará estacionado em frente ao Centro de Saúde Nair Maria Bressan, na rua José Carlos de Castro Alexandria, nº 750. O atendimento começa às 7h.

Considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país, o “Ônibus da Saúde” é composto por sala de exames ginecológicos, mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias.

Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante porque formaliza uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado, caso apresente algum sintoma.

Segundo a médica ginecologista, Maria Auxiliadora Budib, responsável pela seleção dos pacientes da Cassems, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Caixa que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que estão com os exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso há mais de dez anos”, explica.

Nos atendimentos, 200 mulheres apresentam traços da doença, o que é considerado normal.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o plano tem observado que houve crescimento relevante nos números de beneficiárias com casos de câncer no útero e mama, e afirma que o objetivo é diminuir esses índices.

“O papel social da Caixa dos Servidores é garantir um atendimento eficaz e, com o ônibus da saúde, trabalharemos com o foco na prevenção. A nossa função é tornar possível o que é necessário, e ações como essa são extremamente necessárias para a sociedade”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias