ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Ônibus que leva tratamento contra o câncer já fez 1,2 mil atendimentos

Fabiano Arruda e Wendell Reis | 30/03/2012 11:28
Unidade móvel já atendeu 1,2 mil pacientes desde outubro do ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)
Unidade móvel já atendeu 1,2 mil pacientes desde outubro do ano passado. (Foto: Marlon Ganassin)

O Projeto de Prevenção do Câncer, um ônibus que leva atendimento contra a doença no interior do Estado, já fez 1,2 mil atendimentos desde outubro do ano passado.

Nesse intervalo, segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino, foram feitos diagnósticos de câncer.

O porjeto deve ganhar destaque nacional por meio do programa do Jô Soares e no quadro do médico Dráuzio Varella, exibido no Fantástico.

A unidade móvel chamou atenção pelas atividades desempenhadas desde outubro do ano passado. Segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino, até agora, foram atendidos 1,2 mil pacientes e realizados 50 diagnósticos de câncer.

As principais prevenções são contra o câncer de mama, colo do útero e de pele, explica. “Conseguimos baixar de 50% para 12% o diagnóstico de câncer avançado”.

Para isto, ele revela que o veículo conta com recursos de alta tecnologia e dispõe de consultório com centro cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, além de estrutura para realização para o exame “papanicolau”.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou nesta manhã que vai mostrar o projeto na Casa Civil da Presidência da República. Segundo ele, a unidade móvel surpreende pela magnitude e os equipamentos existentes, que possibilitam alta resolutividade em qualquer município do Estado.

Governador André Puccinelli diz que mostrará projeto à Casa Civil. (Foto: Marlon Ganassin)
Governador André Puccinelli diz que mostrará projeto à Casa Civil. (Foto: Marlon Ganassin)

“Pedi a oportunidade de mostrar, pois é o orgulho de gente nossa de fazer, a seu próprio esforço, coisas que o Governo deveria fazer”, frisou.

O ônibus leva atendimento, preferencialmente, a municípios que possuem índices baixos de prevenção do câncer como Corumbá, Naviraí, Bonito, Jardim, Rio Negro e Nova Alvorada do Sul.

O projeto social, parceria entre Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e Hospital do Câncer Alfredo Abrão, tem equipe composta por mais de 80 pessoas.

O interior do veículo dispõe de 12 poltronas. As equipes que se deslocam nas viagens contam com dois médicos, quatro enfermeiros, além de auxiliares de enfermagem e técnicos em radiologia.

“Na cidade que visitamos o atendimento começa às 6h30 e se estende o dia todo”, pontua Colacino.

Nos siga no Google Notícias