ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação Ágata transforma rotina da população em Porto Murtinho

Mariana Lopes, de Porto Murtinho | 27/05/2013 21:10
Militares intensificam fiscalização na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)
Militares intensificam fiscalização na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)

A última semana foi bastante movimentada em Porto Murtinho. A pacata cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a 454 quilômetros da capital Campo Grande, teve a presença intensificada das Forças Armadas desde a quarta-feira passada, 22 de maio, quando militares do Exército, Marinha e Aeronáutica começaram os trabalhos da Operação Ágata 7, com forte fiscalização na linha de fronteira e também com ação cívico social à população.

Nesta segunda-feira (27), os trabalhos sociais foram fechados com chave de ouro. As Forças Armadas entregaram ao município duas escolas com a cara nova. Desde os pequenos reparos a reforma ampla, os locais ganharam pintura, nova rede elétrica, novos telhados, tudo resultado de uma força-tarefa dos militares.

Na escola municipal Thomaz Larangeira, com 700 alunos, a rede elétrica foi restaurada. Mas o que deu destaque mesmo ao colégio, foi a movimentação que ele ganhou nos últimos dias. Servindo de sede para a ação global, os militares também ofereceram à população murtinhense registro de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, além de outros documentos e atendimento médico.

No total, foram aproximadamente 300 documentos emitidos e 650 atendimentos médicos. Quem foi ao colégio também teve a oportunidade de participar de palestras sobre DST, Educação Familiar e Violência Doméstica, ministradas pelos militares das Forças Armadas. Em dois dias, aproximadamente 160 pessoas participaram das palestras.

A ordem é de para todos os veículos na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)
A ordem é de para todos os veículos na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)

Outra conquista para a população de Porto Murtinho foi a reforma ampla da escola municipal de educação infantil Primeiros Passos. Os reparos foram desde a infraestrutura, restauração dos muros, parte elétrica e hidráulica, a carteiras e telhados novos.

"Em 35 anos de escola, não me lembro de uma reforma assim", comenta a diretora, Claudine Heyn, que também já foi aluna do colégio. As aulas foram suspensas por alguns dias durante o trabalho dos militares, mas voltam amanhã (28), de portas abertas e novas para receber os 250 alunos.

O município ganhou duas reformas importantes, sem precisar de investimento da Prefeitura. "É uma felicidade extrema, em tão pouco tempo realizamos grandes sonhos, que seria preciso investir aproxiamdamente R$ 160 mil", destacou o prefeito da cidade, Heitor Miranda (PT).

Fiscalização - Na entrada da cidade, BR-267, a ordem é de parar todos os veículos. O objetivo é intimidar o crime de tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Porém, apesar de Porto Murtinho fazer fronteira fluvial com o Paraguai, o número de apreensões de drogas e mercadorias ilegais foi zero.

Sala de aula reformada da escola Primeiros Passos (Foto: João Garrigó)
Sala de aula reformada da escola Primeiros Passos (Foto: João Garrigó)
Atendimento social à população na escola Thomaz Larangeira (Foto: João Garrigó)
Atendimento social à população na escola Thomaz Larangeira (Foto: João Garrigó)

Segundo o primeiro-tenente ALisson Diego Prates Soares, desde o dia 18 de maio, quando foi deflagrada a 7º edição da Operação Ágata na linha de fronteira, foram apreendidos somente veículos nos quais os condutores estavam irregulares.

Na área Oeste, que compreende as cidades com fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foram apreendidos desdo o início da operação 278,6 quilos de cocaína, 3 quilos de pasta base de cocaína, 2.089 quilos de maconha, além de 11 armas.

Nos siga no Google Notícias