ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Operação contra fraude em verbas da saúde tem 6 mandados de prisão em MS

Aline dos Santos | 16/05/2011 12:06

A “Operação Saúde”, realizada pela PF (Polícia Federal) em sete Estados, tem seis mandados de prisão para Mato Grosso do Sul. A polícia não divulga os nomes, mas confirmou a prisão de duas pessoas em Dourados e uma em Glória de Dourados. Informações extra-oficias dão conta que foram presas pessoas em Juti e Jardim.

Ao todo, a operação vai cumprir 64 mandados de prisão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim (Rio Grande do Sul).

Com a instauração de inquérito policial em 2007, foram constatados desvios de verbas públicas destinadas pelo governo federal à compra de medicamentos para distribuição à população atendida pelo Programa de Assistência Farmacêutica Básica, conhecido como Farmácia Básica.

Conforme a PF, três organizações concentravam sua atuação no pequeno município gaúcho de Barão de Cotegipe. O município também aparece como local de busca e apreensão na “Operação Questor”, que investiga fraudes com recursos do governo federal na prefeitura de Ladário.

Medicamentos – De acordo com a PF, a “Operação Saúde” identificou diversas formas de fraudes, como desvio de verbas destinadas à compra de medicamentos mediante falta de entrega da mercadoria licitada, entrega parcial ou entrega de produto diverso ou com data de vencimento muito próxima.

A distribuição dos lucros gerados com as fraudes se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos. Dentre os presos, 34 são servidores públicos.

Para apenas um dos grupos investigados, constatou-se a movimentação de R$ 40 milhões em 2009 e R$ 70 milhões no ano passado em verbas federais.

Os presos, na medida de sua participação, podem responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias