ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Organização transportava cigarros contrabandeados por rios, diz PF

Operação desencadeada hoje em três estados quer desarticular a organização criminosa

Priscilla Peres | 12/07/2016 07:09
Organização utilizava lanchas para transportar as cargas de cigarro. (Foto: Polícia Federal)
Organização utilizava lanchas para transportar as cargas de cigarro. (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal realiza nesta manhã (12), a operação Pleura em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que usava rios do país para escoar cargas de cigarros contrabandeados.

Durante o dia serão cumpridos 38 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Cerca de 100 policiais federais participam da operação que tem como base o Paraná, com ações nos municípios de Loanda, Querência do Norte e Capanema. Em São Paulo a atuação acontece em Tupã e Mato Grosso do Sul, em Naviraí.

Em nota, a Polícia Federal afirma que a organização criminosa atuava principalmente no extremo nordeste do Paraná e que diariamente, utilizava os rios Paraná e Ivaí para escoar cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios, em embarcações que saíam de Salto del Guairá, no Paraguai.

A investigação começou este ano e descobriu que as ações da organização geraram uma rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa em diversas cidades da região.

Um médico e um advogado, irmãos moradores de Loanda, no Paraná, são apontados como líderes do esquema criminoso. De acordo com a PF, além deles, uma família baseada na região também atuava intensamente no contrabando.

O nome da Operação, de acorodo com a PF, faz alusão a membrana que protege o pulmão, órgão mais afetado pela atividade criminosa em questão.

Nos siga no Google Notícias