ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Órgãos indígenas não foram avisados sobre ação de reintegração, afirma Cimi

Aliny Mary Dias | 30/05/2013 13:19
Ação começou na manhã desta quinta-feira (30) (Foto: João Garrigó)
Ação começou na manhã desta quinta-feira (30) (Foto: João Garrigó)

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em Mato Grosso do Sul acompanha a ação de reintegração de posse da Fazenda Buriti ocorrida na manhã desta quinta-feira (30) em Dois Irmãos do Buriti. Conforme o assessor jurídico do órgão, Luiz Henrique Eloy, a ação da Polícia Federal "foi errada", porque a Funai (Fundação Nacional da Índio) e o Conselho não foram avisados sobre a reintegração que acabou com um índio morto e outros 5 feridos.

“Nossa postura é contra o ato da polícia de fazer a reintegração sem a presença de autoridades de defesa dos direitos humanos”, afirma o advogado.

O indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, morreu e pelo menos outros cinco ficaram feridos durante o confronto com a polícia. Quatro foram levados para o hospital beneficente Dona Elmira Silvério Barbosa, em Sidrolândia. Outro indígena deu entrada no Hospital de Dois Irmãos do Buriti.

Luiz explica ainda que o Cimi ficou sabendo da ação logo cedo quando indígenas ligaram para informar sobre a ação truculenta dos policiais.

“Todos foram pegos de surpresa e isso é resultado de um descaso do Governo Federal em resolver a situação da demarcação de terra. É a própria omissão do Governo que causa essas morter”, diz Luiz.

Uma equipe do Conselho segue para Sidrolândia com objetivo de acompanhar as ações e apoiar a comunidade indígena e a família de Oziel Gabriel, de 35 anos, morto durante o confronto.

Confronto - A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida no dia 18 e a decisão acabou suspensa até ontem, quando foi realizada audiência na Justiça Federal. Sem acordo entre as partes, o juiz Ronaldo José da Silva determinou o cumprimento da reintegração de posse.

Os índios reivindicam 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terra indígena.

A operação da manhã desta quinta conta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, médicos do Samu e policiais da Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Nos siga no Google Notícias