ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Para acabar com fila dupla, prefeitura quer instalar parquímetro em escolas

Helio de Freitas, de Dourados | 20/11/2014 08:42
Mesmo com sinalização reforçada em frente a escolas, motoristas continuam parando em fila dupla e sobre a faixa de pedestre (Foto: Eliel Oliveira)
Mesmo com sinalização reforçada em frente a escolas, motoristas continuam parando em fila dupla e sobre a faixa de pedestre (Foto: Eliel Oliveira)

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito até tenta acabar com as filas duplas em frente a escolas, principalmente da área central, mas muitos condutores de Dourados, a 233 km de Campo Grande, desrespeitam a sinalização e continuam parando no meio da rua para o filho descer ou entrar no carro. Nem mesmo as faixas pintadas em amarelo proibindo estacionamento resolvem o problema e a solução pode ser a instalação de parquímetro.

Nesta quarta-feira por volta de 11h30, vários carros foram vistos parados em fila dupla ou sobre a faixa de pedestre em escolas do centro, principalmente em frente a um estabelecimento da rede estadual de ensino, localizada na rua Ciro Melo.

O meio-fio do lado esquerdo da via, que é mão única, foi pintado de amarelo pela prefeitura e no local foram instaladas placas informando que no horário de entrada e saída das aulas só é permitido parar para embarque e desembarque. Medida semelhante foi adotada em outras 22 escolas da cidade.

Mas o alerta parece ser inútil. Alguns condutores estacionam mesmo com faixa amarela e deixam o carro em local proibido por horas. Outros simplesmente param no meio da rua para que o filho possa entrar no veículo.

O diretor da Agetran (Agência de Transporte de Trânsito) de Dourados, Nelson Almirão, informou que o prefeito Murilo Zauith (PSB) mandou comprar um equipamento exclusivamente para pintar a sinalização nos arredores de 122 estabelecimentos públicos e privados de ensino existentes na cidade e nos distritos, incluindo escolas e faculdades. Em 23 o serviço já foi feito, mas a prefeitura teve de fazer uma nova licitação para comprar tinta e o trabalho será retomado em duas semanas.

Segundo Nelson Almirão, o problema das filas duplas e carros estacionados em locais irregulares diminuiu após a delimitação de espaço para embarque e desembarque, mas ainda não acabou. “Por isso na próxima semana vamos colocar os agentes de trânsito para fiscalizar os pontos mais problemáticos”, anunciou.

Parquímetro – Outra medida que deve ser adotada pela prefeitura em 2015 em frente a escolas é a instalação de estacionamento rotativo controlado por parquímetro, como já existe no centro comercial.

Para o diretor da Agetran, a principal causa da fila dupla é a falta de espaço para o pai ou a mãe parar o carro para pegar ou deixar o filho. “Estamos fazendo estudos e onde a faixa amarela não resolver, a solução para garantir a segurança dos alunos vai ser o parquímetro”, afirmou Almirão.

Segundo ele, dessa forma os funcionários das escolas e pessoas que trabalham nos arredores não poderão deixar os carros ocupando o espaço o tempo todo, como existe atualmente.

A ampliação do parquímetro está prevista na licitação que a prefeitura deve fazer o ano que vem para contratar outra empresa que vai explorar o estacionamento rotativo em Dourados.

Muito carro e pouca fiscalização – Com 210 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Dourados tem cerca de 130 mil veículos entre carros e motos. O número que circula diariamente na cidade é desconhecido, porque Dourados é polo de uma região de 34 municípios e recebe moradores dessas cidades constantemente.

No trânsito é possível ver abusos a cada quarteirão, principalmente desrespeito à faixa de pedestre e ao sinal vermelho e falta de uso correto da sinalização do veículo. Apenas com 23 agentes para cuidar da cidade, a Agetran recebe apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, mas o trabalho ainda parece insuficiente.

Nelson Almirão afirmou que uma das mais graves infrações é a alta velocidade verificada principalmente nos cruzamentos onde tem semáforo. Ele defende a instalação de radares iguais aos “pardais” existentes na capital. “Para conseguir passar antes do semáforo fechar, o condutor acelera porque ele sabe que não vai ser multado. Não tem como colocar um agente de trânsito em cada cruzamento. Se tivesse o radar no semáforo, ele pisaria no freio e ia esperar o sinal abrir”.

O diretor da Agência de Trânsito afirmou que estudos já estão sendo feitos para que a prefeitura faça um convênio com o Detran de Mato Grosso do Sul para a instalação dos radares. Ele considera esse tipo de equipamento mais eficiente e menos oneroso para o município do que as lombadas eletrônicas existentes em Dourados.

“A lombada eletrônica só traz ônus para a prefeitura. Onde tem lombada o asfalto fica danificado e o equipamento não inibe a alta velocidade. O condutor reduz e depois que passa a lombada acelera de novo, porque sabe que depois daquele ponto não tem risco de ser multado”.

Nas ruas centrais, condutores furam sinal vermelho e diretor da Agetran defende instalação de radares (Foto: Eliel Oliveira)
Nas ruas centrais, condutores furam sinal vermelho e diretor da Agetran defende instalação de radares (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias