ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Para atender grande demanda de turistas, Sanesul ativa novo poço de água

Renata Volpe Haddad | 06/10/2015 18:26
Município conta agora com quatro poços de água, que atendem até 35 mil pessoas. (Foto: Divulgação)
Município conta agora com quatro poços de água, que atendem até 35 mil pessoas. (Foto: Divulgação)

Bonito, distante 257 km de Campo Grande, é um dos poucos municípios do país que conta com 100% de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Este ano, de janeiro a julho, foram 85,7 mil visitantes, de acordo com boletim realizado pelo Observatório do Turismo de Bonito e para atender os turistas e moradores do município, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está investindo para suprir a demanda.

O destaque do investimento feito na última sexta-feira (02), é a ativação de novo poço, com capacidade de exploração de 25 mil litros de água por hora.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bonito tem cerca de 21 mil habitantes, mas com o grande número de turistas, sua população chega a dobrar em determinadas datas.

Atualmente são quatro poços ativos que abastecem o município, cuja vazão de exploração, somada, é de 175 mil litros por hora, quantidade de água capaz de atender até 35 mil pessoas, considerando a média de consumo de 120 litros de água por dia por pessoa.

Além da perfuração e ativação do novo poço, que tem como principal função manter o abastecimento da população nos períodos de alta temporada turística, a Sanesul está tomando algumas medidas que visam garantir a eficiência de suas operações, como a elaboração e execução de projeto de setorização de água na cidade, possibilitando controlar o fluxo de distribuição e manter a uniformidade do abastecimento.

Conforme o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, Bonito é um dos 68 municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela empresa, mas por suas particularidades físicas e geográficas, é necessário que a empresa esteja sempre realizando melhorias operacionais e investimentos para atender a demanda, que cresce a cada ano. "O nosso objetivo é atender com eficiência tanto a população quanto os turistas que vem conhecer esta bela região do nosso Estado", afirmou.

A gerente regional Daniela Nantes frisa que a Sanesul se preocupa com o desenvolvimento sustentável das localidades em que atua. "Bonito é uma cidade com grandes desafios de gestão administrativa e operacional, o fluxo intenso do turismo proporciona um cenário diferente de todas as outras localidades, por isso temos ainda mais cuidado ao fazer as nossas ações", comentou.

Bonito tem uma grande demanda de turistas e a Sanesul busca sempre melhorias para atender moradores e visitantes. (Foto: Divulgação)
Bonito tem uma grande demanda de turistas e a Sanesul busca sempre melhorias para atender moradores e visitantes. (Foto: Divulgação)

100% de coleta - Bonito possui atualmente, uma malha de esgotamento sanitário que compreende todo o perímetro urbano, com extensão total de rede de esgoto 58 quilômetros, atendendo a cidade em sua totalidade.

Após passar pela estação de tratamento do município, o esgoto coletado é tratado e devolvido sem poluentes na natureza, após passar pela estação de tratamento do município. A estação de tratamento tem capacidade para tratamento de 80 litros por segundo, apesar de trabalhar com vazão média de 37,3 litros por segundo, que é a média dos últimos seis meses.

O processo de tratamento se inicia com etapa preliminar, gradeamento e desaerador, seguindo para um reator anaeróbio que realiza o tratamento biológico dos efluentes. Após passagem pelo reator, o efluente segue para uma etapa físico-química , similar à uma estação de tratamento de água, onde há dosagem de produtos químicos em tanques de floculação. Depois, passa por um decantador e filtro para reter os sólidos que permaneceram e por fim, é realizada a desinfecção do efluente para eliminar patógenos.

Nos siga no Google Notícias