ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Paraguai assume buscas a embarcação que naufragou na semana passada

Priscilla Peres | 29/09/2014 20:41
Da colônia é possível ver o rebocador a frente e os barcos paraguaios no local onde o barco afundou. (Foto: Toninho Ruiz)
Da colônia é possível ver o rebocador a frente e os barcos paraguaios no local onde o barco afundou. (Foto: Toninho Ruiz)

O Paraguai assumiu o trabalho de busca aos desaparecidos no naufrágio de um barco-hotel no rio Paraguai, em Porto Murtinho - distante 431 km de Campo Grande. Uma reunião realizada ontem pelas autoridades brasileiras visou a elaboração de estratégias entre o governo dos dois países na intenção de tentar retirar o barco de dentro da água.A Marinha do Brasil suspendeu os mergulhos na embarcação por estar muito perigoso e agora só busca na superfície.

O barco Sueño do Pantanal naufragou na quarta-feira (24) após um tornado e três pessoas ainda estão desaparecidas, sendo dois turistas do Paraná e o proprietário da embarcação que é paraguaio. Por estar em águas paraguaias, o Brasil não pode fazer a retirada do barco.

O Brasil não pode fazer isso por dois motivos, primeiro por que o barco-hotel é o Paraguai e segundo por que afundou em águas paraguaias", explica o prefeito Heitor (PT). Um rebocador com guincho está no município desde sábado, mas só quem pode fazer a retirada da embarcação da água é a marinha paraguaia.

O prefeito Heitor sugeriu que o governo do Paraguai contrate uma empresa de lá, que é a única capacitada para esse tipo de operação. Com isso a empresa mandaria mergulhadores experientes para o município e sub contrataria o rebocador que esta lá e tem capacidade técnica para içar a embarcação.

Enquanto os procedimentos burocráticos não são tomados, moradores da colônia Carmello Peralta com a ajuda de mergulhadores paraguaios, têm tentado arrastar o barco para mais perto da margem. Segundo o radialista e vereador de Porto Murtinho, Edicarlos Oliveira, hoje os mergulhadores teriam conseguido prender cabos de aço na embarcação, para que o rebocador possa puxá-la.

Resgate - Amanhã será o sétimo dia de buscas pelos desaparecidos no naufrágio e a cada dia que passa a angustia dos familiares aumenta. Em Porto Murtinho ficaram dois sobreviventes ao acidente que vão esperar até que as buscas sejam encerradas completamente ou até que os outros dois corpos de amigos sejam encontrados.

No Paraguai, a população tem a esperança de encontrar Luiz Penayo, o proprietário do barco Sueño do Pantanal e muito conhecido na região. Nesta manhã, moradores de Carmelo Peralta fizeram uma procissão de São Miguel em oração aos 11 mortos no naufrágio.

Nos siga no Google Notícias