ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Pátio abandonado da antiga estação ferroviária se tornou alvo do MPF

Luciana Brazil | 02/10/2014 13:14
Ao fundo, é possível ver a estrutura abandonada da estação ferroviária. Pátio abandonado onde famílias montaram barracos. (Foto: MPF/ Divulgação)
Ao fundo, é possível ver a estrutura abandonada da estação ferroviária. Pátio abandonado onde famílias montaram barracos. (Foto: MPF/ Divulgação)

Abandonado, o pátio operacional da antiga estação ferroviária de Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, se tornou alvo do MPF (Ministério Público Federal) de Mato Grosso do Sul, que tenta buscar uma solução para o espaço. O local é ocupado por 400 famílias sem teto, desde 2012. A América Latina Logística (ALL), que obtém a concessão da estação, requer na Justiça a reintegração de posse.

Em reunião na sede da Procuradoria da República em Ponta Porã, no último dia 23, representantes do MPF, da União e da ALL, além do prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais, definiram em acordo que a América Latina Logística deverá se manifestar sobre o interesse e a viabilidade de exploração econômica do pátio operacional, hoje ocioso.

Caso a ALL considere inviável o uso do pátio, poderá optar pela devolução do espaço ao acervo da União. O documento deve ser entregue em até 60 dias, após vistoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevista para 14 de outubro.

A prefeitura vai prosseguir com o cadastro dos moradores no local, verificando a possibilidade de encaixá-los em programas de moradia do governo.

Para o MPF, “devolvido, o imóvel será destinado à finalidade pública, que poderá ser, inclusive, a realização de tratativas entre a União e o município para a destinação das famílias mediante, por exemplo, a permuta ou compra de imóveis públicos, dentre outras alternativas".

Em meados de 2012, famílias pertencentes a movimentos populares sem-teto se estabeleceram no pátio operacional da estação ferroviária de Ponta Porã, que desde 1997 é de concessão da América Latina Logística.

Uma vistoria do MPF apontou que famílias construíram pequenas edificações sem divisórias e armaram barracos que existem até hoje.

Nos siga no Google Notícias