ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Pecuarista diz que envenenamento pode ter causado morte de peixes em Aquidauana

Fabiano Arruda | 31/01/2011 16:32

Para ela, mau uso de agrotóxico pode ter provocado desastre ambiental

Produtora rural colhe amostra de água do Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)
Produtora rural colhe amostra de água do Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)

A pecuarista Beatriz Rondon, uma das testemunhas da morte de milhares de peixes no Rio Negro, na região de Aquidauana, considera que o desastre ambiental pode ter sido causado por alguma substância tóxica, empregada de forma irregular e em grande quantidade.

Para ela, o fato dos peixes estarem intactos, sem serem comidos por outros animais, é o principal indício de que a mortandade tenha ocorrido por envenenamento. Na opinião da pecuarista, o mau uso de agrotóxico na região pode ter sido a causa.

“Nenhum outro animal da cadeia alimentar, jacarés, ariranhas e pássaros, estão comendo os peixes”, reforça.

Beatriz registrou em fotos a morte dos peixes no sábado e domingo. Conta que percorreu todo o Rio Negro de avião e cerca de 8 quilômetros, de barco, numa faixa que considera ter a maior incidência do desastre ambiental.

Hoje pela manhã ela procurou a 1ª Promotoria Ambiental de Justiça de Aquidauana para formalizar a denúncia. “Levei um CD com todas as fotos que registrei”, conta.

“O brejo do Rio Negro é considerado um berçário de peixes. Em plena época de Piracema, esse desastre elimina a possibilidade de reprodução. Nunca vi nada igual”, comenta.

Dequada - Beatriz também rebateu a suspeita de que os peixes tenham morrido pela dequada, fenômeno que acaba com o oxigênio na água e assim leva os peixes à morte.

Para ela, não houve queimadas suficientes na região, tampouco, a cheia do rio este ano teve relação com o caso.

Segundo a produtora rural, que administra a fazenda da família - Santa Sophia, há 32 anos na região, o nível do rio Aquidauana, que chegou a registrar 6,34 metros no dia 21 deste mês, não tem influencia no Rio Negro.

Alguns casos de mortandade de peixes já foram registrados devido às cheias. Quando o nível do rio sobe e, posteriormente, desce num curto intervalo de tempo, a vegetação que acompanhou a subida também cai, causando falta de oxigênio para os peixes.

Nos siga no Google Notícias