ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Pela 1ª vez, MPF filma assentamento prejudicado pelo desvio de verbas

Jorge Almoas | 05/04/2011 14:37

Para denunciar o desvio e má aplicação de recursos federais em assentamento rural no município de Rochedo, distante 74 quilômetros de Campo Grande, o MPF (Ministério Público Federal) registrou em vídeo a situação do local. Esta é a primeira vez que um processo é feito no formato de filme em Mato Grosso do Sul.

O drama do Projeto Piraparque dura mais de 10 anos. “Com o vídeo conseguimos apresentar ao juiz a dura realidade vivida pelos trabalhadores rurais no local. Mais que documentos e laudos, queríamos que as pessoas tivessem voz e vez”.

Financiado com dinheiro da União, o projeto foi instalado em 2001 e é voltado para o trabalho rural coletivo. Na proposta, estava prevista a criação de associações de trabalhadores para financiar atividades no campo.

No entanto, a organização em associações permitiu que alguns presidentes se apropriassem de bens e valores, causando prejuízo incalculável à maioria dos beneficiários.

Um dos exemplos citados pelo MPF é a Amap (Associação dos Microagricultores e Piscicultores de Mato Grosso do Sul). A falta de fiscalização resultou na contração de dívidas pelos trabalhadores, débito que não conseguem quitar.

Ainda que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) garanta que os projetos foram executados, o MPF constatou que R$ 500 mil resultaram em obras inacabadas.

O processo-filme mostra galpões de bicho da seda não construídos; poços artesianos sem funcionamento; fornecimento de energia intermitente; ordenhadeira de ótima qualidade, mas sem animais para a produção de leite; açude inexistente; casas com rachaduras que põe em risco a vida de trabalhadores e de suas famílias.

O processo contém ainda laudos periciais e documentos, que integram inquérito policial instaurado pela Polícia Federal. O MPF solicita que a Agraer e o Banco do Brasil formem comissão para definir e determinar os lotes e seus ocupantes, estabelecendo a metragem da área individual e coletiva e fixando marcos.

Foi solicitado ainda o debate sobre a propriedade coletiva, por conta dos resultados aquém do esperado. O cálculo das dívidas foi requerido, de modo que os trabalhadores não paguem juros enquanto não possam efetivamente produzir.

Para auxiliar os assentados, o MPF pede a garantia de acesso a créditos e financiamentos públicos, bem como a proibição da inclusão dos nomes dos beneficiários nos serviços de proteção ao crédito (Cadin, Serasa, etc).

A Justiça deverá fixar um prazo para conclusão das obras de infraestrutura, em especal o poço artesiano, para garantir acesso à água; a regularização do fornecimento de energia e das atividades de “sericicultura” e “leiteria”, devendo ser inventariados todos os bens móveis e imóveis existentes.

Nos siga no Google Notícias