ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Pela primeira vez na história, rede pública tem aparelho de endoscopia

Helio de Freitas, de Dourados | 08/05/2015 14:15
Prefeito Ludimar Novais acompanha 1º dia de funcionamento aparelho de endoscopia (Foto: Divulgação/Lucho Rocha)
Prefeito Ludimar Novais acompanha 1º dia de funcionamento aparelho de endoscopia (Foto: Divulgação/Lucho Rocha)

Pela primeira vez em 103 anos de história, a cidade de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, colocou em funcionamento um aparelho de endoscopia para atendimento na rede pública de saúde. Comprado pelo município, o equipamento começou a funcionar ontem no Hospital Regional.

De acordo com o prefeito Ludimar Novais (sem partido), que ontem acompanhou os primeiros atendimentos junto com a diretoria do hospital, Paula Christina, o aparelho foi viabilizado através do projeto Qualisus-Rede e desde novembro do ano passado estava na cidade. Como o hospital estava em reforma, só agora foi possível colocá-lo em funcionamento. Sete pacientes que aguardavam na fila de espera fizeram o exame no primeiro dia.

“É um avanço no setor de saúde pública e podemos dizer também um fato histórico, já que nunca em nosso município a população contou com um equipamento tão moderno para fazer o diagnóstico de doenças. Conseguimos no ano passado, assim como o tomógrafo, também o primeiro da rede pública, além de vários outros que estão chegando. A nossa luta é para equipar o Hospital Regional para prestar serviços de qualidade à nossa comunidade”, afirmou o prefeito através da assessoria.

Levantamento no setor de saúde de Ponta Porã mostra uma demanda reprimida de 800 exames de endoscopia. Com o aparelho, a meta da prefeitura é fazer de 100 a 120 exames até o dia 17.

Até agora os pacientes que precisavam passar por exame de endoscopia entravam na fila de regulação regional e tinham de ser encaminhados para Dourados ou Campo Grande. “Fazer a endoscopia aqui mesmo no município é um avanço muito grande no setor público de saúde, porque humaniza o atendimento, evita que nossos pacientes tenham de fazer viagens longas para ter acesso a um exame”, destacou a primeira-dama Káttia Fabíola Cordone Novais, que ajudou a fazer o levantamento dos pacientes.

Nos siga no Google Notícias