ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Penitenciária de segurança máxima pode ter polo de pedagogia da UFGD

Helio de Freitas, de Dourados | 25/11/2015 15:05
Representantes da universidade com diretores da penitenciária para discutir polo de pedagogia (Foto: Divulgação)
Representantes da universidade com diretores da penitenciária para discutir polo de pedagogia (Foto: Divulgação)

A penitenciária de segurança máxima de Dourados, a 233 km de Campo Grande, poderá receber dentro dos próximos anos um polo do curso de pedagogia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A implantação deve ser feita através do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

De acordo com a assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), um avaliador da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao Ministério de Educação, visitou o presídio nesta semana. A possiblidade de implantação do curso faz parte de esforço entre a universidade e a Agepen, com apoio do Judiciário e do Ministério Público.

Conforme a Agepen, além do polo em Dourados, está em estudo a implantação nas maiores unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Naviraí e Ponta Porã.

A avaliação da Capes faz parte do processo iniciado em julho de 2014 para a institucionalização do polo, com apoio do juiz da Vara de Execuções Penais de Dourados, César de Souza Lima, e do promotor de Justiça da Execução Penal da comarca, Juliano Albuquerque.

Na penitenciária, o avaliador Rodrigo Fernando Shimazu – que esteve na unidade prisional acompanhado pela coordenadora de EaD na UFGD, professora Elizabeth Matos Rocha – se reuniu com o diretor da unidade, José Nelson Amaral de Oliveira, com a assessora da Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, Marinês Conte Providel Savoia, e com o promotor Juliano Albuquerque.

O diretor-adjunto da penitenciária, Rangel Schveiger e a psicóloga Josikelli Souza Andrade, indicada como coordenadora do curso, também acompanharam a reunião.

Documento assinado – Conforme a Agepen, para que o polo na penitenciária de Dourados se torne realidade e comece a funcionar partir de 2017, a direção geral da agência assinou uma série de documentos e o “Termo de Compromisso de mantenedor do polo de apoio presencial sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, que estão sendo entregues à UFGD para encaminhamento à Capes.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, há um tripé muito importante na ressocialização dos detentos, sendo um deles a educação, ao lado do trabalho e da capacitação profissional. Ele citou como determinante o apoio que a unidade de Dourados tem recebido do juiz e do promotor de Justiça. “O que demonstra a grande preocupação do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de nosso Estado com tais questões”.

A reitora da UFGD, professora Liane Maria Calarge, afirmou que estimular projetos como esse, envolvendo o Poder Público Estadual, demonstra a sintonia que existe entre a universidade e os vários setores da sociedade e amplia as inúmeras conquistas e prestação de serviços educacionais da instituição.

Nos siga no Google Notícias