ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Perto de prazo para sair de fazenda em Sidrolândia, índios invadem sede

Aline dos Santos | 18/05/2013 13:00

Os índios invadiram a sede da fazenda Buriti, em Sidrolândia, neste sábado, quando vence o prazo para que eles deixem a propriedade rural.

Informações apuradas pelo Campo Grande News dão conta que, até então, o grupo de terenas estava restrito a uma área no campo. A fazenda pertence à Jussimara Bacha. No início da manhã, a proprietária disse que aguardava a saída dos índios. Agora, à tarde, uma outra pessoa atendeu o celular e esbravejou que o imóvel fora invadido.

A PF (Polícia Federal) está no local desde quarta-feira, quando começou a invasão. Na quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi costurado um acordo para que os 500 indígenas deixassem as fazendas até às 15h de hoje.

Índios terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias