ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Pesquisa sobre fome em áreas indígenas será apresentada em Brasília

Documento “O Direito Humano à Alimentação Adequada e à Nutrição do povo Guarani e Kaiowá” será lançado dia 16, na UnB

Helio de Freitas, de Dourados | 10/08/2016 12:27
Índios acampados na região sul de MS (Foto: Agência Brasil)
Índios acampados na região sul de MS (Foto: Agência Brasil)

Estudo elaborado por uma organização internacional de direitos humanos sobre a insegurança alimentar de índios guarani-kaiowá de três acampamentos montados em áreas ocupadas no sul de Mato Grosso do Sul será apresentado na terça-feira (16) em Brasília.

Conforme o documento “O Direito Humano à Alimentação Adequada e à Nutrição do povo Guarani e Kaiowá – um enfoque holístico”, a dificuldade de acesso a alimentos em quantidade e qualidade adequadas, de 22,6% em todo o país, chega a 100% nas comunidades Kurusu Ambá em Coronel Sapucaia, Ypo’i em Paranhos e Guaiviry em Aral Moreira.

O resumo executivo do estudo será lançado às 13h do dia 16, no auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde, da UnB (Universidade de Brasília). O estudo foi feito pela Fian Brasil, uma seção da Fian Internacional, que trabalha há 30 anos pelo direito humano à alimentação e nutrição adequadas.

Conforme a assessoria da Fian, o documento traz a análise das violações de direitos e suas diferentes causas, responsáveis pela situação de insegurança alimentar e nutricional dos guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul. A pesquisa começou em 2013 e foi feita em 96 domicílios das três comunidades indígenas.

Crianças e jovens – Conforme a pesquisa, em 76% dos domicílios a pessoa entrevistada afirmou que no mês anterior a setembro de 2013 houve ocasião em que crianças e jovens da casa passaram um dia todo sem comer e foram dormir com fome, porque não havia comida.

Já em 82% dos domicílios a afirmação era de que esse grupo comeu menos quantidade de comida do que julgava ser necessário, porque não tinham recursos para comprar alimentos. Em 80% das residências a pessoa entrevistada afirmou ter comido menos para deixar comida para as crianças.

Para a Fian, além das disputas pelo direito ao território, as violações identificadas na pesquisa são reflexos também da discriminação contra o povo guarani-kaiowá.

“Geralmente, as violações de direitos dos povos indígenas acontecem em razão de sua identidade cultural. Essa violação abre portas para negação de outros direitos, incluindo o direito à alimentação e à nutrição adequadas. São violações históricas, de responsabilidade das três funções do Estado brasileiro”, afirma a secretária geral da Fian Brasil, Valéria Burity.

A publicação será lançada pela Fian Brasil e pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Lideranças indígenas, pesquisadores da Unicamp, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição e da fian Internacional devem participar.

Nos siga no Google Notícias