A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

29/04/2014 23:58

Pesquisadores descobrem sítio arqueológico no interior do Estado

Alan Diógenes
Os desenhos foram feitos entre 4 e 10 mil anos atrás. (Foto: Divulgação)Os desenhos foram feitos entre 4 e 10 mil anos atrás. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores da Wildlife Conservation Society e da ONG Quinta do Sol descobriram desenhos rupestres feitos há milhares de anos em Taboco, distrito de região de Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande. A descoberta foi feita durante um rastreamento de porcos da espécie Queixada.

Veja Mais
Dupla acusada de fornecer droga para Rochedo é presa em Corguinho
Ex-prefeito de Corguinho morre em Campo Grande

Os pesquisadores estavam seguindo os sinais de rádio emitidos por coleiras nos Queixadas, durante caminhada pelas trilhas de forrageamento deixadas pelas manadas, quando encontraram uma série de formações de arenito proeminentes com cavernas contendo desenhos de animais e figuras geométricas.

Os desenhos foram feitos entre 4 e 10 mil anos atrás, por sociedades de caçadores que ocuparam as cavernas ou as usaram especificamente para suas atividades artísticas. Eles mostram um conjunto de animais, incluindo tatus, veados, grandes felinos, aves e répteis, bem como figuras humanoides e símbolos geométricos.

Curiosamente, o tema das pesquisas, ou seja, os Queixadas, não estavam nas ilustrações. Os pesquisadores esperam realizar escavações no chão da caverna e datação geológica nos locais, a fim de interpretar completamente os desenhos.

A descoberta aumenta o conhecimento de arte rupestre da região do planalto do Cerrado, bioma que faz fronteira com o Pantanal. Os fatos foram discutidos no site de fotografias ecológicas Biofaces.

Eles mostram um conjunto de animais, incluindo tatus, veados, grandes felinos, entre outros. (Foto: Divulgação)Eles mostram um conjunto de animais, incluindo tatus, veados, grandes felinos, entre outros. (Foto: Divulgação)
s pesquisadores esperam realizar escavações no chão da caverna e datação geológica nos locais. (Foto: Divulgação)s pesquisadores esperam realizar escavações no chão da caverna e datação geológica nos locais. (Foto: Divulgação)
Ex-prefeito de Corguinho morre em Campo Grande
Ex-prefeito de Corguinho, José Marcolino morreu na madrugada de hoje em Campo Grande, onde estava internado. O corpo do ex-prefeito está sendo velado...
Dalton Lima do PMDB é eleito prefeito de Corguinho
O candidato do PMDB, Dalton Lima, foi eleito prefeito de Corguinho. Ele recebeu 1647 dos votos (PMDB). Em segundo ficou a candidata do PP, Marcela Ri...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions