ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

PF faz operação para prender 12 por contrabando de produtos da Bolívia

A quadrilha é especializada na importação, de forma clandestina, de mercadorias da Bolívia, contando com a facilitação de um servidor da Receita Federal

Mariana Rodrigues | 03/12/2015 07:34
Segundo informações da Polícia Federal, o grupo criminoso é composto por brasileiros, bolivianos e equatorianos. (Foto: Divulgação Polícia Federal)
Segundo informações da Polícia Federal, o grupo criminoso é composto por brasileiros, bolivianos e equatorianos. (Foto: Divulgação Polícia Federal)

Com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada nos delitos de contrabando e descaminho, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) a Operação Trapos nas cidades de Corumbá, Dourados e Campo Grande. Foram disponibilizados 110 policiais federais e servidores da Receita Federal que atuam em Mato Grosso do Sul e também em várias cidades do estado de São Paulo.

Os policiais cumprem 12 mandados de prisão preventiva, 15 mandados de condução coercitiva e 21 mandados de busca e apreensão. Segundo informações da Polícia Federal, o grupo criminoso é composto por brasileiros, bolivianos e equatorianos, sediados principalmente nos municípios de Corumbá e Birigui (SP).

A quadrilha é especializada na importação, de forma clandestina, de mercadorias da Bolívia, contando com a facilitação de um servidor da Receita Federal, destinadas à comercialização em outras cidades dos Estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Os investigados foram indiciados pela prática dos delitos de associação criminosa, contrabando, descaminho, facilitação ao contrabando descaminho, prevaricação, corrupção ativa, falsidade ideológica e tráfico internacional de animais.

Durante as investigações, a PF contou com a colaboração da Inspetoria da Receita Federal em Corumbá, foram realizadas oito prisões em flagrante e apreendidas aproximadamente 20 toneladas em mercadorias descaminhadas ou contrabandeadas, cujo valor foi estimado em cerca de R$ 1,750 milhão, bem como mais de 700 pássaros silvestres de origem peruana.

Além dos referidos mandados, foi determinada a suspensão das atividades de uma empresa transportadora, sediada em Corumbá, e a suspensão do exercício das funções públicas de um servidor da Receita Federal, todos expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal do município.

A Operação Policial teve início no final do ano de 2014, recebendo a nomenclatura Trapos em alusão às mercadorias importadas clandestinamente pelos investigados, notadamente peças de vestuário.

Nos siga no Google Notícias