ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Pistoleiro de traficante preso em MS em 2015 é executado no Paraguai

Cristino Velázquez foi encontrado morto a tiros e facadas na zona rural de Ypejhú, perto de Paranhos (MS)

Helio de Freitas, de Dourados | 21/02/2017 08:52
Neneco foi preso em MS em outubro de 2015 e deportado para o Paraguai (Foto: Arquivo)
Neneco foi preso em MS em outubro de 2015 e deportado para o Paraguai (Foto: Arquivo)

Considerado um dos mais sangrentos assassinos da fronteira do Paraguai com o Brasil, o pistoleiro Cristino Velázquez foi encontrado morto na zona rural de Ypejhú, cidade vizinha de Paranhos (MS), a 469 km de Campo Grande.

De acordo com a polícia paraguaia, Velázques trabalhava para o narcotraficante Vilmar Acosta Marques, o Neneco, capturado em Mato Grosso do Sul em março de 2015 e deportado oito meses depois para o Paraguai.

Segundo agentes da Polícia Nacional, Velázques foi encontrado morto ontem em uma estrada de terra perto da comunidade Pariri, localizada entre Itanará e Ypejhú, em um local praticamente inacessível, sem sinal de rádio e celular. Ele foi morto a tiros e golpes de faca.

Em agosto de 2014, quando Neneco era prefeito de Ypehjú, Cristino Velázques foi acusado de matar o ex-prefeito da cidade, Julián Nuñez. Ele teria cometido o crime junto com Wilson Acosta Marques, irmão de Neneco. A vítima era rival político do narcotraficante.

O procurador do departamento de Curuguaty, Vicente Rodriguez, ordenou que o corpo do pistoleiro fosse submetido a exames no hospital de Ypehjú.

Ex-prefeito assassinado – Em depoimento ao Ministério Público, testemunhas afirmaram que Velázquez e Wilson Acosta Marques seguiram Julián Nuñez depois que o ex-prefeito deixou a sede de uma faculdade no centro de Ypejhú e o executaram a tiros de escopeta calibre 12, por volta de 21h45 do dia 1º de agosto de 2014.

Apesar de várias pessoas terem visto o crime e prestado depoimento ao MP paraguaio, nenhuma delas quis ser testemunha durante o julgamento e os bandidos foram absolvidos. Nuñez disputava a eleição de prefeito com Neneco no ano em que foi morto.

Neneco está preso em Assunção, capital do Paraguai, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Pablo Medina, repórter do jornal ABC Color.

Nos siga no Google Notícias