ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

PMA apreende caminhão carregamento ilegal de madeira

Vinícius Squinelo | 29/11/2013 23:02

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana abordaram hoje pela manhã, em um posto de combustível na BR-262, em Anastácio, um caminhão carregado de madeira da espécie aroeira, madeira que não pode ser cortada, que era transportada ilegalmente, sem o Documento de Origem Florestal.

O motorista telefonou para o proprietário da carga, que compareceu ao local, porém, ele realmente não possuía documentação legal do produto florestal.

A madeira, em um total de 11,32 m² e o caminhão foram apreendidos e o proprietário da carga e o motorista foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil Anastácio para que eles respondessem pelo crime ambiental.

A pena para o crime é de um a dois anos de reclusão. Por ser madeira protegida por lei, a penalidade é maior do que de madeira comum, que é de seis meses a um ano de detenção. O proprietário da carga também foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.396,00.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no Google Notícias