A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

02/05/2014 20:30

PMA e PM apreendem agrotóxico contrabandeado em ônibus de viagem

Alan Diógenes
Dentro do ônibus foram encontrados 29 embalagens com 1 kg de herbicidas. (Foto: Divulgação)Dentro do ônibus foram encontrados 29 embalagens com 1 kg de herbicidas. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) e a Polícia Militar de Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, encontraram durante a abordagem em um ônibus de viagem duas caixas contendo agrotóxicos vindos da cidade de Ponta Porã com destino a Dourados. A apreensão aconteceu no final da tarde de ontem (2).

Veja Mais
Documentário mostra riscos dos agrotóxicos nos alimentos
Ministérios criam comissão sobre impactos do uso de agrotóxicos

Foi apresentada pelo motorista da empresa de ônibus, uma nota fiscal com a descrição do produto. Mas a quantidade transportada era menor que a correspondente na nota fiscal.

A PMA então se deslocou até a cidade de Amambai e no local foi apresentado o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) e 29 embalagens com 1 kg de Herbicidas, estando a sua bula escrita em espanhol. Analisando os documentos apresentados a PMA concluiu que o agrotóxico saiu de Ponta Porã com a cobertura de uma nota fiscal, seria entregue em Dourados, onde outra empresa de transporte o levaria para o Estado de Minas Gerais.

Diante dos fatos o material foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, que investigará a empresa responsável pelo envio do produto para verificar sua situação e sobre esse transporte ilegal.

A PMA notificará também a empresa de ônibus sobre a proibição do transporte de agrotóxicos sem respeitar a legislação. O crime ambiental prevê pena de um a quatro anos de reclusão.

A empresa responsável pelo envio foi autuada administrativamente e multada em R$ 5 mil.

Documentário mostra riscos dos agrotóxicos nos alimentos
No país que mais consome agrotóxicos no mundo, há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores ...
Ministérios criam comissão sobre impactos do uso de agrotóxicos
O MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MPF (Ministério Público Federal) lançam na segunda-feira (31), a Comissão de Combate aos Impactos dos Agro...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions