ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Interior

PMA faz em Anastácio 2ª maior apreensão de aroeira em quatro anos

Nadyenka Castro | 02/03/2012 12:50

Dono da fazenda, que mora em Presidente Prudente, foi multado em R$ 34.185,00

Madeira apreendida em fazenda de Anastácio. (Foto: Divulgação)
Madeira apreendida em fazenda de Anastácio. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fez nessa quinta-feira, em Anastácio,135 quilômetros de Campo Grande, a segunda maior apreensão de aroeira dos últimos quatro anos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PMA, foram apreendidos na Fazenda Jaó 57 m³ de aroeira armazenada, preparada para construção de cercas, sem a documentação ambiental DOF (Documento de Origem Florestal), provando que era explorada ilegalmente. Eram 2902 lascas e 196 firmes e postes.

Além de aroeira, foram apreendidas na propriedade rural 15 m³ de madeira das espécies angico e ipê, também prontos para a confecção de cerca. Eram 957 lascas e 39 firmes.

O proprietário da fazenda, residente em Presidente Prudente, São Paulo, foi multado em R$ 34.185,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.

Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas. No mês passado a PMA havia realizado a preensão de 67 m³ de aroeira em Bela Vista.

Nos siga no Google Notícias