A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

02/03/2012 12:50

PMA faz em Anastácio 2ª maior apreensão de aroeira em quatro anos

Nadyenka Castro

Dono da fazenda, que mora em Presidente Prudente, foi multado em R$ 34.185,00

Madeira apreendida em fazenda de Anastácio. (Foto: Divulgação)Madeira apreendida em fazenda de Anastácio. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fez nessa quinta-feira, em Anastácio,135 quilômetros de Campo Grande, a segunda maior apreensão de aroeira dos últimos quatro anos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PMA, foram apreendidos na Fazenda Jaó 57 m³ de aroeira armazenada, preparada para construção de cercas, sem a documentação ambiental DOF (Documento de Origem Florestal), provando que era explorada ilegalmente. Eram 2902 lascas e 196 firmes e postes.

Além de aroeira, foram apreendidas na propriedade rural 15 m³ de madeira das espécies angico e ipê, também prontos para a confecção de cerca. Eram 957 lascas e 39 firmes.

O proprietário da fazenda, residente em Presidente Prudente, São Paulo, foi multado em R$ 34.185,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.

Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas. No mês passado a PMA havia realizado a preensão de 67 m³ de aroeira em Bela Vista.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions