ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

PMA fecha serraria clandestina em assentamento de Alcinópolis

Michel Faustino | 24/12/2014 18:20
Equipamentos utilizados para fazer o corte das madeiras também foram apreendidos. (Foto: Reprodução/PMA)
Equipamentos utilizados para fazer o corte das madeiras também foram apreendidos. (Foto: Reprodução/PMA)
Centenas de vigas, caibros e tábuas foram apreendidos. (Foto: Reprodução/ PMA)
Centenas de vigas, caibros e tábuas foram apreendidos. (Foto: Reprodução/ PMA)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fechou na tarde de terça-feira (23) uma serraria que funcionava sem autorização ambiental em um assentamento do município de Alcinópolis, a 402 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações do site “Dourados Agora” a atividade ilegal foi localizada no assentamento rural Santa Fé, no lote 205 e foram encontradas madeiras serradas das espécies aroeira (madeira protegida por lei) e ipê sem origem, ou seja, sem a autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal). Parte da madeira era explorada e armazenada em um sítio localizado a 7 km do assentamento.

O proprietário da serraria foram autuados administrativamente e multados em R$ 36.407,34. Eles responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e de armazenar e explorar madeira de lei ilegalmente.

Se condenados poderão pegar pena de detenção de três meses a um ano pela atividade de serraria e, de um a dois anos de detenção pela madeira ilegal. Devido a exploração da aroeira que não pode ser cortada sem Plano de Manejo, a pena é agravada.

Produtos apreendidos -  25 vigas de madeira medindo 5,30 m de comprimento por 8 cm de altura e 12 cm de largura; 23 vigas medindo 2,20 m de comprimento por 8 cm de altura e 12 cm de largura, 5 caibros medindo 5,40 m de comprimento por 8 cm de altura e 8 cm de largura, 5 tábuas de aroeira medindo 2 m de comprimento por 40 cm de altura e 40 cm de largura, 4 toras de aroeira cortadas e 1 tora de ipê cortada, 1 motosserra marca Stihl, 122 vigas medindo 4 m de comprimento por 12 cm de largura e 5 cm de altura, 207 tábuas de 4 m de comprimento por 15 cm de largura e três cm de largura, 59 tábuas de 2,20 m de comprimento por 13 cm de largura e 3 cm de altura, 282 (estacas para cerca) de madeira medindo 2,20 metros de comprimento.

Nos siga no Google Notícias