ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

PMA multa fazendeiro em R$ 126 mil por derrubada ilegal de aroeira

Vinícius Squinelo | 13/08/2013 21:10

Policiais Militares Ambientais de Miranda, cidade distante 201 km de Campo Grande, autuaram hoje pela manhã um fazendeiro por exploração de madeira sem autorização do órgão ambiental.

Na propriedade rural, os policiais encontraram uma máquina de esteira que realizava desmatamento de 21 hectares, sem a autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Analisando as espécies arbóreas desmatadas, a PMA identificou que foram derrubadas 26 árvores da espécie aroeira, madeira imune de corte, com proteção legislativa.

Segundo o funcionário da fazenda, o patrão havia ordenado a derrubada de todas as árvores. Ao derrubar a madeira proibida, o proprietário rural infringiu a legislação e todo o desmatamento passou a ser atividade ilegal. Dessa forma, o fazendeiro, residente em Bauru (SP), foi multado em R$ 126 mil. Ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a dois anos de reclusão, para a derrubada de aroeira.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no Google Notícias