ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Poder público terá de pagar leito particular quando faltar vaga em UTI neonatal

Acordo intermediado pelo MPF foi firmado na Justiça Federal e determina rateio de despesas entre município, Estado e União

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2015 14:38

A partir de agora, sempre que faltar vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal no HU (Hospital Universitário) de Dourados, a 233 km de Campo Grande, a prefeitura e o governo do Estado terão de contratar leitos nos hospitais particulares Santa Rita e Evangélico e pagar a despesa. A medida faz parte de um acordo firmado na sede da Justiça Federal em Dourados, com participação do MPF (Ministério Público Federal).

De acordo com o MPF, o acordo homologado pela Justiça envolve o HU da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o município de Dourados e o governo do Estado. Sempre que UTI Neonatal do HU atingir a capacidade máxima de dez vagas atuais, os novos pacientes serão encaminhados aos hospitais particulares pela Central de Regulação de Leitos. A transferência dependerá da disponibilidade de vaga das duas instituições.

Conforme estabelece o acordo, com validade até 31 de dezembro de 2018, o custo diário da internação na UTI neonatal da rede privada será de R$ 1.675,52, a ser dividido entre a Prefeitura de Dourados e o governo do Estado.

União vai também vai pagar – A União recusou-se a comparecer à audiência e informou oficialmente que não faria o acordo, mas participa do custeio por força de decisão judicial, que acolheu o parecer do MPF neste sentido, ou seja, terá de arcar com sua parte na despesa com as UTIs particulares.

No acordo está incluído o fornecimento de medicamentos, de nutrição parenteral e a realização de exames de baixo custo. Caso necessário, o Hospital Evangélico realizará ressonâncias magnéticas, enquanto tomografias computadorizadas e hemodiálise serão efetuadas no Hospital Universitário. Bolsas de sangue e hemoderivados serão fornecidos pelo governo do Estado. O município fará o transporte dos pacientes, quando necessário.

Presidida pelo juiz Fábio Kaiut Nunes, a audiência foi realizada em 10 de setembro, mas somente agora foi divulgada pelo MPF. Participaram o procurador da República Manoel de Souza Mendes Junior, o secretário de Saúde de Dourados Sebastião Nogueira, representantes da diretoria do HU da UFGD e dos hospitais Evangélico e Santa Rita, e do governo estadual e da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Segundo a assessoria do MPF, o acordo prevê ainda que o município e o governo do Estado realizem auditoria nas internações fora da rede pública. Poderá ocorrer também a troca de pacientes entre hospitais em virtude de eventual necessidade específica que só possa ser atendida por um deles.

Nos siga no Google Notícias