ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Polícia apura denúncia de envio de moradores de rua de Campo Grande a Corumbá

Liana Feitosa | 21/01/2015 15:21

A Prefeitura de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, registrou boletim de ocorrência no 1º Distrito de Polícia Civil da cidade para que uma denúncia seja investigada. De acordo com o jornal Diário Corumbaense, pessoas em situação de rua que vivem em outras cidades estão sendo pagas para que sejam encaminhadas a Corumbá.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, desde o ano passado a prática tem sido adotada conforme relatou um homem levado de Campo Grande à cidade. Segundo o denunciante, da Capital ele foi encaminhado para um local onde tomou banho, recebeu roupas limpas, R$ 50 e foi colocado em um caminhão para que fosse a Corumbá.

Ao ser informado do episódio, o prefeito Paulo Duarte (PT) determinou à equipe da Assistência Social do município que apure as informações e observe se casos semelhantes têm ocorrido. Ainda de acordo com o jornal, o registro policial foi feito na segunda-feira (19) pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle.

Ações - "Orientei minha equipe para registrar esse boletim de ocorrência para apurarmos os fatos. Em Corumbá, desenvolvemos um trabalho de ressocialização, fazendo um acompanhamento junto a estas pessoas em situação de rua, inclusive dando-lhes assistência", explicou o prefeito ao jornal.

"Ao mesmo tempo, buscamos saber se elas têm parentes, de onde são, para que possamos encaminhá-las para suas cidades, para o seio familiar. A nossa equipe de Assistência Social acompanha todo este processo direto”, completou.

Ainda de acordo com Duarte, quando pessoas que estão em situação de rua são enviadas para a cidade de origem delas, é feito um monitoramento, inclusive com a ajuda das secretarias de assistência social de outros municípios.

Apuração - Conforme o delegado, Pablo Gabriel Farias da Silva, que acompanha o caso, a denúncia foi registrada como “preservação de direito” porque ainda não foi configurado crime.

“Nós vamos procurar esse morador de rua que relatou a situação. Ele (o denunciante), inclusive, teria dito que mais cinco pessoas vieram com ele num caminhão. Vamos analisar se ocorreu algum tipo de crime e tentar identificar quem estaria fazendo essa remessa de pessoas para cá”, afirmou o delegado ao Diário Corumbaense.

Para Silva, por ser fronteira com a Bolívia, a cidade acaba sendo uma espécie de rota para quem vive em situação de rua. “O agravante, especialmente de Corumbá, é a droga que pode ser adquirida por baixos valores. A maioria desses moradores de rua é dependente de álcool e drogas, o que acaba atraindo-os para cá, onde vivem de mendicância e como ‘flanelinhas’ para sustentar o vício”, enfatizou.

Nos siga no Google Notícias