A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

11/11/2014 09:23

Polícia Federal indicia ex-prefeito e 26 servidores por fraude em empréstimos

Luciana Brazil
Ruiter disse que a aprovação dos empréstimos não fazia parte de suas funções. (Arquivo)Ruiter disse que a aprovação dos empréstimos não fazia parte de suas funções. (Arquivo)

A PF (Polícia Federal) indiciou o ex-prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e outros 26 servidores municipais por fraude em empréstimos consignados. O inquérito policial, concluído nesta segunda-feira (10), fazia parte da Operação Cornucópia, deflagrada em novembro de 2013.

Veja Mais
Fraude com empréstimos pode chegar a R$ 15 milhões em Corumbá
Polícia investiga rede de servidores que fraudava folha de pagamento em Corumbá

Conforme o delegado da Polícia Federal, Alexandre do Nascimento, os indiciados vão responder por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva. Se condenados pela Justiça, podem pegar de 10 a 20 anos.

O rombo nos cofres públicos está avaliado em R$ 15 milhões. De acordo com a PF, as suspeitas são de que Ruiter teria gerido servidores especializados em fraudar a folha de pagamento do Executivo. A intenção era aumentar a margem para contratação de empréstimos consignados junto a CEF (Caixa Ecônomica Federal) e ao Banco do Brasil.

O inquérito será encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual) que vai denunciar os envolvidos à Justiça.
Ruiter está sendo investigado também na Operação Decoada, deflagrada em 2012, que investiga fraudes em licitação. Mais de 100 pessoas estão envolvidas neste caso, de acordo com a PF.

Hoje pela manhã, o ex-prefeito de Corumbá disse ao Campo Grande News que vai aguardar a manifestação do Ministério Público para se pronunciar, mas garantiu que a autorização de empréstimos não fazia parte de suas atribuições. “Isso não passava por mim. Está vinculado à Secretaria. Não passa pelo prefeito autorização de empréstimo", afirmou.

Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Mulher de 42 anos foi agredida pelo marido com uma garrafada no sábado (3), após ser vista conversando com as amigas em sua casa em Dourados, distant...
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba
Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, fazem neste domingo (4) as provas de reda...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions