ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Por infidelidade partidária, TRE cassa vereador que trocou PR pelo PSDB

Vereador Cido Santos, de Caarapó, foi cassado na sessão de segunda-feira do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul

Helio de Freitas, de Dourados | 11/05/2016 15:20
Cido Santos teve mandato cassado pelo TRE por infidelidade partidária (Foto: Divulgação)
Cido Santos teve mandato cassado pelo TRE por infidelidade partidária (Foto: Divulgação)

O vereador Cido Santos, de Caarapó, teve o mandato cassado pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) por infidelidade partidária. O julgamento ocorreu na sessão de segunda-feira (9), mas só foi confirmado hoje pelo cartório eleitoral do município localizado a 283 km de Campo Grande. A decisão do TRE foi por quatro votos a dois.

A cassação foi solicitada pelo PR (Partido da República) depois que Cido Santos deixou a legenda pela qual foi eleito em 2012 e se filiou ao PSDB, no ano passado. Teco Valério (PR), irmão do prefeito Mário Valério (PR), assume a cadeira de Cido Santos, que deve recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com o site Caarapó News, o pedido de cassação foi feito com base na Resolução nº 22.610, do TSE, que considera infidelidade partidária a desfiliação consumada sem justa causa. Em caso de mudança injustificada de legenda, o partido ou o Ministério Público Eleitoral podem pedir à Justiça Eleitoral a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de infidelidade partidária.

O irmão do atual prefeito vai assumir a vaga porque os suplentes Thaila Farias, Edson Cabeleireiro e Zé Carlos Binga também deixaram o PR e se filiaram ao PSDB. Teco Valério teve 129 votos nas eleições de 2012.

A presidência da Câmara de Caarapó aguarda a publicação do resultado do julgamento para dar posse ao suplente.

Nos siga no Google Notícias