ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Porto reativado em 2015 fecha contratos para exportar soja e aço

Priscilla Peres | 26/09/2016 13:14
Carga de aço foi exportada para a Bolívia. (Foto: Edemir Rodrigues)
Carga de aço foi exportada para a Bolívia. (Foto: Edemir Rodrigues)

O porto de Porto Murtinho - distante 431 km de Campo Grande, fechou importantes contratos que vão garantir o fluxo de produtos pelos próximos anos. O modal estratégico para importar e exportar para a América do Sul foi reativado em 2015 e deve terminar o ano com movimentação de 100 mil toneladas.

A empresa argentina Vicentin descobriu o potencial de MS recentemente e começou a operar no porto esta semana. A primeira carga de 16.800 toneladas de soja com destino a Rosário, na Argentina, deve ser transportada pelo rio Paraguai nos próximos dias, em 14 barcaças.

A Vicentin comprou o montante de cooperativas produtoras em Maracaju, Dourados e Ponta Porã, mas prevê o transporte de 200 mil toneladas até 2017. A empresa também pretende instalar um escritório em MS para viabilizar seus negócios de compra de soja.

O contrato com a Vicentin além de movimentar economicamente Porto Murtinho, ainda pode trazer mais benefícios para o Estado. “O que a indústria deseja é atuar na comercialização e no financiamento dos agricultores”, afirma Jaime Verruck, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, sobre a instalação da empresa em MS.

Além da Vicentin, a Arcelor Mittal fechou contrato com o porto parta transportar 4.500 toneladas de barras de aço até Puerto Quijarro, na Bolívia. A empresa que antes utilizada a ferrovia como modal.

A primeira remessa, procedente de Piracicaba (SP), foi exportada em julho, e uma nova carga transportada por 30 caminhões está sendo preparada para subir o rio até a fronteira de Corumbá com Quijarro, distante 530 km, de onde seguirá por ferrovia ao seu destino final.

O porto voltou a operar no ano passado, com embarque de seis mil toneladas de açúcar a granel com destino ao Uruguai. Os novos contratos além de desenvolver o municípios, representam mais um passo em relação a logística.

Nos siga no Google Notícias