A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

20/10/2015 11:31

Porto terá regulamento próprio para exportar até 300 mil t em 2016

Priscilla Peres
Autoridades participaram nesta manhã da inauguração.(Foto: Direto das Ruas)Autoridades participaram nesta manhã da inauguração.(Foto: Direto das Ruas)

Com o objetivo de escoar a produção sul-mato-grossense e a possibilidade de importar produtos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito Heitor Miranda (PT) inauguraram nesta manhã (20) a reativação do porto de Porto Murtinho - distante 431 km de Campo Grande.

Veja Mais
Governador participa da reabertura do Porto de Porto Murtinho
Após cinco anos, porto será reativado para desafogar logística do estado

O porto inaugura com a exportação de 6 mil toneladas de açúcar a granel para o Uruguai e a previsão de escoar 300 mil toneladas de produtos em 2016. Mais que isso, haverá um regulamento específico para incentivar a atividade portuária, que foi assinado hoje pelas autoridades locais e será publicado amanha em Diário Oficial.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck explicou sobre os incentivos ficais concedidos as empresas que desejarem utilizar o porto, por meio do Programa de Estímulo a Importação e Exportação em Porto Murtinho. Dessa forma, o adicional de produtos que for exportado por lá terá isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Jaime explica que quer incentivar o envio de soja e milho pelo porto. Neste caso, as empresas terão que recorrer a Sefaz (Secretaria de Fazenda), fazer uma solicitação e então é definido o volume de exportações. O excedendo ao que a empresa já exporta anualmente, será isento. O processo também funcionará para a importação.

Quem esteve no local, acompanhou o funcionamento do porto. (Foto: Direto das Ruas)Quem esteve no local, acompanhou o funcionamento do porto. (Foto: Direto das Ruas)

Desenvolvimento - Durante seu discurso, Reinaldo afirmou que "todo mundo perdeu" com o tempo em que o porto ficou fechado devido a briga judicial, e que agora "temos que recuperar isso". "Cabe a nós melhorar competitividade, agregar valor para o produto. Aqui todo mundo vai ter que ganhar, produtor, empresas, clientes", disse.
Reinaldo disse ainda este porto é o início do incentivo a logística no Estado. "Não é possível que ninguém use esse rio (Paraguai), temos aqui as condições de escoar nossas riquezas e inserir nosso produtos no mercado", afirmou o governador que terminou dizendo que quem vai ganhar é todo o Estado.

Já o prefeito de Porto Murtinho, Heitor lembrou que já existe interesse de várias empresas em escoar pelo porto. "A Bunge tem interesse na nossa soja, já nos disse isso e estamos em negociação. Cada um tem sua área de influência e a concorrência é boa, só temos que lutar para baratear serviços e ter mais produtos nossos exportados", disse.

Em seu discurso, Heitor lembrou que no início do Estado Porto Murtinho foi uma importante cidade para exportação, por onde passou as negociações da erva matte laranjeira e de charque, o que mostra a importância histórica do porto para a região.

O empresário Michel Chaim, presidente do grupo responsável pela zona portuária, agradeceu o apoio das autoridades e confiança no empreendimento e ressaltou como o porto levará o desenvolvimento para a cidade e região, abrindo as portas para as empresas. "Qualquer empresário ou político ele tem que primar pela produção, sem produção o país não anda. Assinando esse decreto Porto Murtinho será a maior porta de exportação do Estado".

Balsas já estavam preparada para a exportação. (Foto: Toninnho Ruiz)Balsas já estavam preparada para a exportação. (Foto: Toninnho Ruiz)
Homem morre ao sofrer descarga elétrica durante conserto de bomba d'água
José Antônio Farias, 51, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto arrumava uma bomba d'água às margens de uma lagoa, no distrito de Lagoa Bo...
Ciclista morre ao ser atingido por vários tiros disparados por dupla em moto
Wellington Ronaldo de Souza, 34, foi morto a tiros ao ser abordado por dois homens que estavam em uma moto. O homicídio aconteceu às 20h30 de domingo...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions