ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Praça para lazer e esporte será construída em espaço de antiga feira

Priscilla Peres | 13/05/2016 13:48
Obras começaram a ser construídas pela prefeitura municipal. (Foto: Divulgação)
Obras começaram a ser construídas pela prefeitura municipal. (Foto: Divulgação)

Em Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, o local onde funcionava a antiga Feirinha Brasbol começa a ser revitalizado e dará lugar a Praça Nossa Senhora de Urkupiña. O objetivo é construir um espaço de lazer e atividades físicas para os moradores da região.

As obras na rua Edu Rocha, Centro do município, começaram hoje pela prefeitura. “É uma ação realizada exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura”, afirmou o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

A feira foi desativada por orientação do Ministério Público e Receita Federal há três anos. E lá haverá estacionamento, pista de caminhada e academia ao ar livre, com diversos aparelhos de ginástica. Haverá ainda uma área verde, arborizada com espécies típicas do Pantanal corumbaense. A gruta que serviu de abrigo para a imagem Virgem de Urkupinã será mantida no local.

“Antes de decidir o que seria feito naquele espaço, foi feita uma pesquisa para sabermos qual a vontade da população. A maioria absoluta optou por uma área de lazer, que inclusive será integrada com o calçadão do Aeroporto”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, responsável pela elaboração do projeto.

Santa - Durante a instalação da Feira Brasbol, em Corumbá, uma gruta foi construída em 2003 para abrigar a imagem da santa que é considerada milagrosa por seus devotos. O nome Urkupíña é uma adaptação da língua indígena quéchua para a expressão “orqopiña”, que significa “já está na colina”, resposta que a jovem pastorinha que teria avistado Nossa Senhora disse aos pais quando perguntada sobre onde estaria a Virgem.

Nomeada Patrona de la Integración Nacional pelo governo da Bolívia, outra tradição de fé ronda a santa. Conta-se que ao levar uma pedra da colina onde a Virgem teria aparecido, faz-se um pedido e, ao alcançá-lo dentro do período de um ano, retorna-se ao local para devolver a pedra milagrosa.

Nos siga no Google Notícias