ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito aceita contraproposta e professores devem encerrar greve hoje

Projeto de lei para implantação do plano de cargos dos administrativos e primeira etapa do piso para 20 horas semanais será votado em sessão extraordinária da Câmara, amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 08/09/2016 14:02
Grevistas reunidos com prefeito de Dourados (Foto: Divulgação)
Grevistas reunidos com prefeito de Dourados (Foto: Divulgação)

Pode acabar ainda hoje a greve dos professores e servidores administrativos da educação municipal de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

De manhã, o prefeito Murilo Zauith (PSB) aceitou a contraproposta dos grevistas, apresentada terça-feira, e nesta tarde os educadores vão fazer assembleia para avaliar se continuam ou encerram a paralisação, iniciada no dia 22 de junho. A tendência é que a greve termine ainda nesta quinta-feira.

O projeto de lei com os benefícios reivindicados pelos servidores será votado amanhã às 14h em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores.

Entre as reivindicações atendidas pela prefeitura estão o plano de cargos e carreira dos administrativos, com a reposição salarial retroativa a 2014, a incorporação aos salários do reajuste de 11% concedido aos professores em abril deste ano e o pagamento de 1/5 do salário em duas etapas – outubro e novembro.

Segundo o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), o pagamento do 1/5 é o primeiro passo para a implantação do piso nacional para 20 horas semanais – atualmente o município paga o piso, mas para 40 horas semanais.

Outras alterações feitas pela prefeitura a pedido dos grevistas foram a retirada do termo “regência” do projeto da incorporação. Segundo o Simted, o termo preocupa aposentados e servidores em processo de aposentadoria, além de outros casos em que os profissionais não estejam em sala de aula e poderiam ficar sem o aumento.

No plano de cargos dos administrativos será retirado também o trecho que condiciona o pagamento de reajuste à disponibilidade de receita no orçamento.

Nos siga no Google Notícias