A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

30/08/2015 12:47

Prefeito decreta emergência e pede à Funai alimentos para índios com fome

Viviane Oliveira e Antonio Marques, enviado especial a Antônio João
Equipes do Exército e Força Nacional estão no local para evitar novos conflitos. (Foto: Marcos Ermínio) Equipes do Exército e Força Nacional estão no local para evitar novos conflitos. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Selso Lozano (PT) decretou situação de emergência nesta manhã (30), para chamar atenção das forças de segurança em relação ao conflito de terra na região de Antônio João, distante 279 quilômetros de Campo Grande. Ele teme que aconteça mais mortes na cidade.

Veja Mais
Entre liminares e tiros, área reclamada por índios é marcada por mortes
Militares do Exército chegam a área de conflito e estudam local para base

Ontem, o indígena Kaiowá Guarani Semião Fernandes Vilhalva, 24 anos, foi morto com tiro na cabeça durante confronto entre índios e fazendeiros. Segundo um militar da Força Nacional, o índio havia acabado de morrer quando foi encontrado próximo a Fazenda Fronteira e não estava com rigidez cadavérica como foi informado anteriormente.

O administrador do município relatou ainda que entrou em contato com a Funai (Fundação Nacional do Índio) para que o órgão leve alimentação aos índios, que estão nas propriedades rurais sem comida, desde o último dia 22. “A Funai tem que ajudar na parte de alimentação, eu não posso intervir na situação, porque sou prefeito da cidade, tanto dos índios, quanto dos produtores rurais”, diz.

Ele acrescenta ainda que vai colaborar no que puder e já pediu para uma equipe da Secretaria de Assistência Social mandar leite para as crianças indígenas, que estão na Fazenda Cedro, local onde uma criança foi ferida por bala de borracha. “Os indígenas que estão ocupando as fazendas não querem matar nenhum animal para evitar novos conflitos”, destaca o prefeito.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions