ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Prefeito é condenado a indenizar vítima por ataque de perfil falso no Facebook

Antonio Marques | 12/09/2015 14:42
O prefeito Junior Vasconcelos, de Fátima de Sul, foi condenado a indenizar vítima de perfil falso na Internet (Foto: Reprodução Facebook)
O prefeito Junior Vasconcelos, de Fátima de Sul, foi condenado a indenizar vítima de perfil falso na Internet (Foto: Reprodução Facebook)

O prefeito de Fátima do Sul, Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior (PSDB), o Junior Vasconcelos, foi condenado a pagar indenização de R$ 15.760 para uma das vítimas de ataques de ''fakes'' (perfis falsos no Facebook) que, conforme acusação, foram criados por ele para difamar seus adversários políticos, no caso que ficou conhecido como "Fake Júnior''. A decisão foi publicada na edição do Diário da Justiça, no último dia 9.

Conforme o site Fatima Informa, o caso ocorreu em março deste ano, quando o prefeito foi denunciado à polícia e à Justiça. Júnior Vasconcelos teria criado dois perfis com os nomes “Fátima de Souza” e “Roberto Noroy”, que foram usados para postar informações falsas contra seus adversários.

Ao ser denunciado por uma das vítimas do ataque de um dos perfis falso, o prefeito teria tentado driblar à Justiça jogando a culpa da criação dos perfis falsos a um dos servidores da prefeitura, inclusive chegando a demiti-lo. Conforme o site, o prefeito afirmara que o tal servidor teria utilizado das linhas telefônicas da prefeitura, de sua casa, de sua família e até do seu celular particular.

De acordo com a sentença judicial, parece que a tentativa de enganar o Poder Judiciário não surtiu efeito. Mesmo o prefeito tendo indicado o autor das publicações, o magistrado entendeu que ele é o responsavel e culpado. Além da indenização, o prefeito também terá de pagar os honorários advocatícios e as custas da ação.

Ainda, conforme o Fatima Informa, quando o escândalo explodiu houve revolta da população de Fátima do Sul em razão das agressões verbais dos ''fakes'' contra inúmeras pessoas. Vasconcelos Júnior teria ficado apavorado e teria passado a intenção de que nada tinha a ver com o assunto.

Mas, atendendo pedido do advogado da vítima, o juiz Hugo Bonifácio Rausch, da 1ª Vara Cível da Comarca de Fátima do Sul, determinou que as empresas Oi e Vivo fornecessem o número das linhas telefônicas, endereços residenciais, bem como o endereço do IP (Internet Protocol) dos computadores de onde partiram as ameaças do perfil falso cadastrado como 'Fátima de Souza'.

Os dados enviados à Justiça pelas empresas comprovaram que as postagens agressivas foram postadas por computadores e linhas telefônicas da prefeitura de Fátima do Sul, da casa do prefeito, da residência do sogro de Vasconcelos Junior, do celular da esposa do secretário de Educação, do celular particular do próprio prefeito, de um dos seus assessores, e até de municípios próximos.

Nos siga no Google Notícias