ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Prefeitos solicitam ajuda ao governo para recuperar estragos causados pela chuva

Renata Volpe Haddad | 16/07/2015 18:38
Governador recebe prefeitos da região Cone Sul, que solicitaram ajuda para recuperar estragos causados pelas chuvas. (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)
Governador recebe prefeitos da região Cone Sul, que solicitaram ajuda para recuperar estragos causados pelas chuvas. (Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

Prefeitos que integram a região do Cone Sul em Mato Grosso do Sul que estão sofrendo com chuvas acima da média e atípicas nesta época do ano, solicitaram do Governo do Estado, realização de uma força-tarefa para amenizar os estragos causados. Naviraí e Paranhos já decretaram situação de emergência.

Durante reunião realizada na manhã de hoje com os chefes dos Executivos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), se comprometeu a dar suporte às cidades que foram atingidas e a atender de imediato as urgências da região.

São diversos pontos críticos, entre pontes destruídas, estradas tomadas pelo barro e bueiros que foram arrastados pela enxurrada. O prefeito de Amambai, Sergio Diozebio Barbosa, disse que a ideia é unir forças, reunindo a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos), prefeituras e as empresas terceirizadas pelo Governo do Estado, responsáveis pela manutenção das estradas estaduais.

No encontro, o governador confirmou a data de assinatura dos contratos com as empresas terceirizadas que venceram a licitação para manutenção das rodovias estaduais. “O governador disse que no próximo dia 22 vai assinar o contrato e vai fazer o que for possível para ajudar”, afirmou o prefeito de Amambai.

Além do escoamento do milho safrinha e da cana-de-açúcar que já começa a ser prejudicado, o transporte escolar está entre as maiores preocupações das prefeituras, já que as aulas terão início no próximo dia 1º.

Em Aral Moreira, um caminhão tombou ao tentar passar pela estrada que foi tomada pela lama e em Coronel Sapucaia, o bueiro foi levado pela chuva e uma cratera tomou parte da via. São cerca de 10 pontes destruídas, totalmente intransitáveis. “O governador também já acionou a Defesa Civil para que os municípios possam decretar estado de emergência”, disse Barbosa após a reunião.

No próximo dia 20, os prefeitos vão se reunir em Iguatemi para fazer um planejamento e levantar os pontos mais críticos de estradas municipais e estaduais.

Nos siga no Google Notícias