ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura de Dourados alerta sobre animais mortos em terrenos baldios

Nícholas Vasconcelos | 22/11/2012 20:34

A Prefeitura de Dourados alerta os moradores sobre o depósito de animais mortos em vias públicas e terrenos baldios, prática comum no município. De acordo com a administração municipal, além de falta de cidadania, a situação se configura caso de saúde pública e pode gerar punição ao morador caso seja comprovado o ato.

O procedimento também pode gerar proliferação de doenças, contaminar o solo e causar mal-estar à população, principalmente pelo mau cheiro produzido.

A prefeitura possui serviço de recolhimento de animais mortos, feito a partir de solicitação junto ao departamento de Limpeza Pública da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos). Empresas terceirizadas recolhem o animal morto no endereço fornecido e levam até o Aterro Sanitário, onde há procedimento específico para esses casos. Se o proprietário quiser fazer o transporte, pode procurar a portaria do aterro.

Em casos de animais de grande porte, como cavalos, a Semsur disponibiliza maquinário e caminhão que transportam a carcaça até o aterro. Em locais onde há área para enterrar, como chácaras, as máquinas fazem o serviço mediante orientação do proprietário.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recomenda que a população busque a destinação correta de animais mortos, já que enterrar no quintal também pode não ser o melhor a fazer, dependendo da causa da morte do animal.

O Código de Posturas de Dourados determina que é dever do cidadão colaborar com a prefeitura na instituição da limpeza pública, com a proibição do lançamento de quaisquer detritos, inclusive animais mortos, em vias e locais não destinados a esse fim.

A pessoa que não seguir os procedimentos corretos é passível de multa o proprietário é o responsável pelo animal e, consequentemente, sobre sua destinação.

Nos siga no Google Notícias