A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

22/11/2012 20:34

Prefeitura de Dourados alerta sobre animais mortos em terrenos baldios

Nícholas Vasconcelos

A Prefeitura de Dourados alerta os moradores sobre o depósito de animais mortos em vias públicas e terrenos baldios, prática comum no município. De acordo com a administração municipal, além de falta de cidadania, a situação se configura caso de saúde pública e pode gerar punição ao morador caso seja comprovado o ato.

Veja Mais
Após deslizamento e risco a usuários, MS-295 é totalmente interditada
Justiça bloqueia bens de ex-prefeito e mais oito por fraude em licitação

O procedimento também pode gerar proliferação de doenças, contaminar o solo e causar mal-estar à população, principalmente pelo mau cheiro produzido.

A prefeitura possui serviço de recolhimento de animais mortos, feito a partir de solicitação junto ao departamento de Limpeza Pública da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos). Empresas terceirizadas recolhem o animal morto no endereço fornecido e levam até o Aterro Sanitário, onde há procedimento específico para esses casos. Se o proprietário quiser fazer o transporte, pode procurar a portaria do aterro.

Em casos de animais de grande porte, como cavalos, a Semsur disponibiliza maquinário e caminhão que transportam a carcaça até o aterro. Em locais onde há área para enterrar, como chácaras, as máquinas fazem o serviço mediante orientação do proprietário.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recomenda que a população busque a destinação correta de animais mortos, já que enterrar no quintal também pode não ser o melhor a fazer, dependendo da causa da morte do animal.

O Código de Posturas de Dourados determina que é dever do cidadão colaborar com a prefeitura na instituição da limpeza pública, com a proibição do lançamento de quaisquer detritos, inclusive animais mortos, em vias e locais não destinados a esse fim.

A pessoa que não seguir os procedimentos corretos é passível de multa o proprietário é o responsável pelo animal e, consequentemente, sobre sua destinação.

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions